sábado, 14 de janeiro de 2012

Como Aparecer no Google?

Uma dúvida que encontro com bastante frequência no Yahoo! Respostas é essa: as pessoas criam um blog, mas ele não aparece no resultado do Google. O objetivo deste artigo é responder a pergunta: o que fazer para que seu blog apareça no Google? Este artigo mostrará técnicas bastante simples para você verificar se seu site já está aparecendo no resultado das buscas e o que fazer caso ainda não apareça.


Introdução
O Google - bem como outras ferramentas de busca - é uma fonte importante de visitas para o seu blog. Como citei no artigo Como Aumentar as Visitas do seu Blog, hoje mais da metade das visitas do Gerenciando Blog vêm de mecanismos de busca. Por isso, é extremamente importante que suas páginas apareçam de forma correta e rapidamente nos buscadores.



Como o Google funciona?
É importante também que você entenda, de forma básica, como funciona a busca realizada pelo Google:

1. Quando você realiza uma busca, ela não é realizada diretamente lendo as páginas da internet. Para ser mais rápida, ela é feita em servidores do Google, que armazenam cópia das páginas conhecidas na internet.

2. O processo que realiza essa cópia é chamado de “indexação”. Por isso, o Google somente mostrará em seus resultados páginas que já tinha sido indexadas pela ferramenta.

3. A indexação é feita de forma automática, por programas chamados de “spiders” (aranhas) ou “crawlers”. Eles analisam as páginas que já fazem parte do índice, procurando nelas por links para novas páginas.

Com essa breve explicação, o importante é que você entenda que enquanto seu blog ou site estiver isolado, sem nenhum link apontando para ele, não há como ele ser encontrado.

Esta é apenas uma explicação simplificada do mecanismo de indexação utilizado pelo Google. Se você quer mais detalhes, sugiro a leitura do artigo Como funcionam os mecanismos de busca da Internet.



Seu site já está indexado pelo Google?
Seu site já aparece nos resultados do Google? A melhor forma para descobrir isso é utilizar o próprio Google.

Entre no Google e realize a pesquisa “site:www.gerenciandoblog.com.br”, substituindo o meu endereço pelo seu. Essa pesquisa mostrará quais são as páginas de seu site que já estão indexadas no Google. Em meu caso, o resultado está abaixo.

Se for retornada a mensagem “Sua pesquisa - site:seublog.blogspot.com - não encontrou nenhum documento correspondente.”, isso significa que não há nenhuma página indexada ainda.

Como fazer com que meu site seja indexado?
Se o seu site ou blog ainda não aparece nas buscas, é necessário fazer com que ele seja indexado. Agora que você já conhece o funcionamento do Google, a resposta é simples: obtenha links para ele, especialmente para a sua página inicial. Algumas dicas de como você pode fazer isso:

1. Deixe comentários em outros blogs que já apareçam nos resultados e coloque o endereço de seu blog na assinatura. Em blogs do Wordpress, normalmente há um campo específico para colocar seu endereço. No Blogger, utilize a opção Nome/URL ou o OpenID. Evite a opção Conta do Google, pois o link irá para seu perfil, e não para seu blog. Em caso de dúvidas, leia o artigo Como assinar seus comentários.

2. Divulgue o link do seu blog ou artigos em redes sociais (como o Twitter, o Orkut e o diHITT) e em agregadores de links. No caso dos agregadores, eles não costumam aceitar links para a página principal. Mas, se você conseguir com que um artigo seja indexado, é bastante provável que já haja nessa página um link para sua página principal.

3. Caso seu blog esteja no Blogger, confirme se ele está configurado para aparecer nos resultados de pesquisas. Isso é feito em “Configurações” / “Básico”, deixando as opções abaixo marcadas como “Sim”.

Como garantir que todas as minhas páginas sejam indexadas?
O fato de sua página principal estar indexada não garante que todos os seus artigos estão indexados pelo Google. Há algumas técnicas que garantirão isso:

1. Utilize as Ferramentas do Google para Webmasters e crie sitemaps nela. Os sitemaps são arquivos que informam automaticamente o Google sobre as novas páginas que você criar em seu blog. No artigo Google Webmasters: Sitemap há mais explicações sobre o recurso.

2. Crie uma página de índice em seu blog e coloque um link para ela em sua página principal. É outra forma de garantir que todas as suas páginas serão encontradas pelas “aranhas” do Google. Mais detalhes em Criando um Índice para seu Blog.

 Como fazer minhas páginas aparecerem nas primeiras posições dos resultados?
Mesmo após realizar todos esses procedimentos, você não terá garantia de que suas páginas aparecerão em boa posição nos resultados. A única garantia é que elas aparecerão. Para melhorar seu posicionamento, você precisa utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Ferramentas de Busca). Apesar do nome complicado, são técnicas relativamente simples. Nos artigos abaixo você encontrará mais detalhes sobre elas:

•Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 1
•Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 2
•Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3


Mesmo com tudo isso, suas páginas não aparecem?
Se você seguiu todas as técnicas, mas suas páginas ainda não aparecem, há algumas possibilidades:

1. Ainda não houve tempo para que o Google as indexasse. Normalmente o processo é rápido, mas é interessante aguardar um tempo e verificar novamente.

2. Você copia conteúdos de outros sites e blogs? Se faz isso, é possível que tenha sido punido pelo Google. Por isso, é muito importante evitar o plágio e produzir conteúdo original em seu blog.


Conclusão
É fundamental que seu blog seja encontrado pelo Google e outras ferramentas de busca. Trata-se de uma fonte importante de visitas, que pode impulsionar a evolução do seu blog.

E o seu blog, aparece corretamente nos resultados de pesquisas do Google? Quer complementar o artigo? Deixe um comentário com sua opinião!

FONTE:
http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/como-aparecer-no-google.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário