sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O REINO DE DEUS EM BAYEUX – IMPLANTADO OU A IMPLANTAR?



SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA MISSÃO JUVEP
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA

TRABALHO DE PANORAMA DE MISSÕES
PROFESSOR JOSE ROBERTO
ALUNO: GILDELANIO DA SILVA



O REINO DE DEUS EM BAYEUX – IMPLANTADO OU A IMPLANTAR?

            Na tentativa de responder a idéia geral deste trabalho irei tomar como representação básica para Reino de Deus na terra as palavras JUSTIÇA e AMOR, bem como, o objetivo principal REVELAR OU PROCLAMAR A GLÓRIA DE DEUS EM  SEUS ASPECTOS, para assim, discorrer na resposta ao título desta breve pesquisa. A final, o que há na cidade de Bayeux que Reflete a Glória, a Justiça e o Amor de Deus? Contudo o que falta ou o que precisa ser feito ainda para que estes atributos estejam verdadeiramente implantados e solidificados de forma plena e permanente? O que mudaria na cidade se o Reino fosse estabelecido a todo vapor?
            Antes das respostas a estas indagações é importante frisar algumas características da cidade para ter-se uma visão panorâmica da mesma e correlacioná-las com as respostas posteriores.

Ø  BAYEUX – LOCALIZAÇÃO E SEUS ASPECTOS

A população de Bayeux é estimada em mais de 95 mil habitantes. (IBGE-2006). Possui uma importante área representativa do ecossistema de manguezal, mostrando-se de grande importância para a preservação da fauna e da flora ameaçadas, mas ainda existentes no estuário do Rio Paraíba. Além de quilômetros de rios navegáveis. A maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba é localizada na cidade, chegando a produzir  mais de 100 toneladas  por ano, que corresponde a cerca de 25 %  da produção estadual. Seu clima é tropical quente e úmido. 
A elevação à categoria de distrito ocorreu através da lei municipal no. 48, de 10 de dezembro de 1948. Bayeux pertenceu a Santa Rita até então, quando finalmente adquiriu o status de município pela Lei no. 2.148, de 28 de junho de 1959. A instalação oficial do município se deu no dia 15 de dezembro de 1959.            Em torno de 60% do território municipal ainda são constituídos de manguezais e resquícios de Mata Atlântica, como a Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-xem, com 181,22 ha. Toda essa diversidade representa um relevante potencial para a geração de renda e empregos com a exploração do ecoturismo (ainda inexplorado pelo município), o qual pode ser viabilizado em virtude da proximidade com João Pessoa, bem como pela facilidade de acesso à própria cidade de Bayeux, que conta com rodovias federais e estaduais, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, o maior do estado, e quilômetros de rios navegáveis. Esse potencial turístico já foi objeto de estudos de várias entidades estaduais importantes.
           
Ø  BAYEUX – CULTURA E RELIGIÃO

Hoje, nas vésperas de seus 60 anos de emancipação, a característica mais marcante dos cidadãos bayeuxenses ainda é a religiosidade, porém, também tem outra muito forte que é o festejo.
O padroeiro da cidade é São Sebastião, há uma festa em sua homenagem em 20 de Janeiro. Há festejos para São Pedro ( padroeiro dos Pescadores - mês de Julho), São Bento ( no mês de Novembro) e Nossa Senhora da Conceição ( em Dezembro). Além de manifestações culturais, representadas pelo Cavalo Marinho, Quadrilhas Juninas, Grupos Teatrais, Festival do Caranguejo, Carreata do Fusca, Corrida de Canoas, Comidas Típicas e Artesanatos. Vale salientar que este município mesmo tendo registrado o dia municipal do evangelho (ou da Bíblia), também entrou na onda do carnaval fora de época, arrebanhando muitas pessoas de várias cidades circunvizinhas.
Apesar do avanço evangélico (igrejas evangélicas em todos os bairros) na cidade ainda predomina o catolicismo. Outras religiões também se destacam como a umbanda e o espiritismo cadercista. Chegaram não muito tempo os marções e também uma igreja satânica na cidade.
A cidade está tomando novo rumo na área comercial e educacional, e, isto tem contribuído para alguns avanços na área social com as comunidades mais carentes do município.
Na área política a cidade ainda não viveu uma fase exemplar ou moralmente motivadora em sua história. A decepção política é tema de debates acirrados que causam até morte em alguns casos.
O sistema criminal tem crescido tanto na periferia com na classe média da cidade gerando uma onda de terror e descontrole municipal. Drogas e violência tem-se aumentado assustadoramente nesta última década mais do que no somatória geral da história de existência da cidade.
SINAIS DO REINO DE DEUS

Apesar desta visão tão resumida dos aspectos físicos, morais e espirituais a cidade de Bayeux não tem muito que comemorar. Temos avançado no âmbito social e espiritual, porém não a nível tão satisfatório.
O que podemos perceber é a grande manifestação da misericórdia de Deus para com a população bayeuxense, em lhe conceder tantas oportunidades de conhecê-lo e desfrutá-lo, porém tem sido rejeitada por alguns. É possível perceber e até concluir que a metade da população da cidade se diz evangélico e mais de 80% diz-se ser cristão de alguma forma (católico, protestante, espírita ou neopentecostal).
A manifestação da justiça divina é vista na revelação e prisão de quadrilhas de traficantes e de personagens políticos do local. Há uma eficácia relevante no policiamento da cidade e isto tem proposto mais segurança na cidade.
Deus tem mostrado seu amor em proporcionar emprego, educação sexual e cívica, socorro hospitalar, segurança municipal e mais consciência ecológica na população. Depois de uma enchente nas periferias próximas aos mangues, muitas pessoas ficaram desabrigadas, mas foi surpreendendo a ação social do povo que não deus tempo nem da prefeitura agir neste sentido. A solidariedade foi além do esperado. Foi possível ver igrejas, instituições e famílias inteiras mobilizadas para ajudar nas mudanças, no alimento e no abrigo como todo. Que Deus mova os corações de todos para outros campos carentes também.
Vejo também uma ação de Deus em ver a união de pastores de várias denominações formando uma associação municipal de pastores e conquistando O DIA MUNICIPAL DO EVANGELHO NA CIDADE DE BAYEUX, alavancando uma grande oportunidade de evangelização na cidade. Já houve duas marchas para Cristo na cidade e também grandes eventos de cruzadas e shows evangelísticos de grandes repercussões.
Recentemente houve uma movimentação unindo pastores e padres da cidade com uma reivindicação de projetos para suprir a demanda de segurança e também diminuir a prostituição infantil na cidade,  perante a câmara de vereadores e a prefeitura local.
Que a glória de Deus seja conhecida e manifesta na vida deste povo e na cidade em geral.

SINAIS DO REINO DAS TREVAS

Mesmo com a implantação de tantas igrejas nos bairros ainda prevalência violência, pobreza, drogas, prostituição infantil, decadência moral e espiritual. Muitas festas mundanas e idólatras tem sido realizadas na cidade trazendo maldição e muitos transtornos sociais, morais e espirituais.
È possível notar igrejas se vendendo as políticas partidárias e cometendo escândalos terríveis como também pastores guerreando contra outros por ciúmes de ovelhas e luta por áreas (campos) de atuação.
Quando vejo desunião no meio do povo de Deus, quadrilhas dominando certas áreas da cidade e a corrupção política sendo levada de forma comum e aceitável pelo povo, chego a conclusão de que o maligno está ganhando terreno. Daí prevalece a injustiça, o desamor, a imoralidade e a desumanidade na sociedade afetada.
Enquanto a cidade estiver movida por corruptos, por quadrilhas e por um segmento religioso pagão como o catolicismo paraibano, a ação do diabo tem-se fortalecido de forma alarmante.

v  O QUE FAZER?

Parece-me que a pergunta mais óbvio nesta hora seria: O QUE NÃO FAZER? Pois acredito que a sociedade sofre as consequências da omissão da tarefa integral de uma igreja local. O fato de a igreja se envolver no que não é sua tarefa repercute em tragédia social, moral, espiritual. (É aí que o joio é plantado pelo diabo – quando os trabalhadores estão dormindo).
Creio que a igreja de Cristo em qualquer civilização em que se localize não necessita fazer nada além do simples e óbvio  A SUA MISSÃO. Ela deve proclamar o Reino de Deus e revelar a glória do Senhor em seu campo de atuação e suas ações de amor e justiça devem acompanhar sua mensagem evangelística.
Na minha cidade muitos têm implantado igrejas e não o Reino, muitos se tem igrejado e não evangelizado. Mudaram o evangelho de justiça, amor e glória divinas, para o “evangelho” de escândalo, desunião e egoísmo humano. Isto é o que não se deve fazer para que a Glória de Deus seja maior nesta cidade.

A DEUS SEJA A GLÓRIA!


Prof° Gildelanio da Silva - Mestrando em Teologia

gildelanio@hotmail.com (83.8885.3936 / 9965.1398)

CASO QUEIRA COPIAR, FAVOR CITAR FONTE A AUTORIA. GRATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário