DEIXE SEU RECADO PARA O EDITOR

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DESVENDANDO MISTÉRIOS DO RELACIONAMENTO



DESVENDANDO MISTÉRIOS DO RELACIONAMENTO

  • POR QUE ALGUMAS PESSOAS RELACIONAM-SE MELHOR DO QUE OUTRAS?
  • O QUE FAZER PARA MELHORAR MEU RELACIONAMENTO GERAL?
  • COMO CLASSIFICAR OS RELACIONAMENTOS EM GERAL  E QUAL O LUGAR DE CADA UM EM NOSSA VIDA PARA EVITARMOS EMBARAÇOS EM NOSSAS VIDAS?

 INTRODUÇÄO

Relacionar-se faz parte dos primeiros passos da vida de um ser. (Até os animais são assim). Dentro do ventre materno, o bebê sente a mãe e ela o sente, dando início aos primeiros contatos com outro ser e com o mundo.
Ao nascer, já nos sentimos primeiro para depois senti o outro e o mundo. Pela forma que nos sentimos e nos entendemos aplicaremos no relacionamento com o outro.
EM RESUMO, SÓ POSSO VER NO OUTRO O QUE JÁ VI EM MIM. O DEFEITO E O BELO DO OUTRO É ALGO MEU E NÄO DELE. SE EU  ESTOU DE BEM COMIGO MESMO, VIVEREI EM PAZ COM O OUTRO E COM A VIDA. Isto é científico, isto é bíblico, isto é fato. (Rm 12.18)


TIPOS DE RELACIOMENTOS E SUAS DIRETRIZES

Acima do relacionamento comigo, com o outro e com o mundo, está o relacionamento com Deus. Este segue um Declive de alto a baixo – ESPÍRITO_ALMA_CORPO. De sorte que, o relacionamento perfeito e salutar, começa no céu, passa por dentro de nós, reflete no próximo e se espande pelo mundo. (1 Jo 14.23, 17.21).

1)     RELACIONAMENTO COM DEUS – Se meu relacionamento com Deus está em crise, certamente os demais fracassarão. Posto que Deus requer sempre de nós o primeiro lugar. (Mt. 6.33) Ex. 1. Adão no Éden. 2. O mundo sem Deus.
2)     RELACIONAMENTO COMIGO O que eu penso de mim, o que eu conheço de mim, a forma que me trato e me vejo, sempre compromete os meus relacionamentos. (Gn. 3. 9...)
3)       RELACIONAMENTO COM OS OUTROS - Temos que seguir com os outros a lei da semeadura. O que espero, eu dou. O que  planto, eu colho. (Mt. 7.12, Gl. 6. 7-8)
4)     REALCIONAMENTO COM O MUNDO – Tem muito a ver com experiências e oportunidades na vida. Temos experiências positivas e negativas, oportunidades boas e más. Portanto, pessoas que costumam arriscar, sonhar, buscar coisas novas e não teme a realidade da vida, são delas as chances de viver melhor com o mundo e o bem-estar  com a vida. (Ecles. 11. 9-10) Elas conseguem dar volta por cima com facilidade diante de imprevistos e adversidades.

*  PONTOS QUE MELHORAM O RELACIONAMENTO


Todo relacionamento é medido dentro de um prisma, de uma ótica ou padrão. Segue abaixo alguns pontos a considerar no relacionamento e conferir seu grau de perfeição.

1)     DIÁLOGO – O diálogo mede os interesses e intenções do coração de ambas as partes e evita mal entendidos e corrige crises. Também influencia para o mal.
2)       EXPERIÊNCIA – A convivência com pessoas traduz em experiências e contribui no melhoramento dos relacionamentos e amadurece nossas táticas de conquistas e desdobramentos nas áreas críticas de cada um.
3)       UNIÄO – Se não houver harmonia e compatibilidade de idéias e propósitos, dificilmente haverá paz num relacionamento.
4)       SEGURANÇA – A segurança solidifica e abri caminhos sadios a qualquer relacionamento. Nós sempre queremos ter em nosso convívio alguém que nos transmite segurança.
5)       DEUS – Ë impossível mantermos esses quatro pontos em dia constantemente se não estivermos em dia com DEUS – Ele é o pináculo que sustenta e mantém em harmonia todo o universo. É Deus quem faz os astros dialogarem, os seres vivenciarem-se, as leis se unirem e os planetas se firmarem no ar. Glórias ao Príncipe da Paz!!! D-E-U-S é a chave para o bom andamento de qualquer relacionamento. Pratique isso.

*  3 SENTIMENTOS QUE DESTROEM QUALQUER RELACIONAMENTO

Muitas pessoas são movidas pelo ego de uma forma doentia e são atingidas por sentimos nórbidos que levam seus relacionamentos a ruína, entre eles estão...

1)       ORGULHO – Os males e as crises do relacionamento no céu e na terra teve início no episódio de Lúcifer, antes da fundação do mundo, quando se orgulhou. (Is. 14. 12 a 15) O orgulho é faccioso, doentio e mortal. Textos Adicionais (Pv. 21.4, 2 Co. 10.5, Pv. 6.17, 16.6, Is. 5.15, 1 Tm 6.17)
2)       INVEJA – A inveja corrompeu Caim, mexeu com Raquel, Destronou os Filisteus, Matou mais de 250 homens e perturbou os 11 irmãos de José do Egito. E infelizmente, até hoje, tem lugar no coração de muitos. Textos Adicionais ( Gn 26.14, 37.11, 30.1, Sl 37.1, 73.3, 106.16, Pv 3.13, 23.17, 24.1, Is 11.13, Mt 27.18, Mc 15.10, At 7.9, 1 Co 3.3, Fp 1.15)
3)       HIPOCRISIA – Ela é um fermento peçonhento. Fermento porque incha instantaneamente. Peçonha porque é veneno e mata. A semente da hipocrisia arruinou o grande segmento religioso dos fariseus e foram todos desmascarados por Jesus. (Mt. 23) Diga não a falsidade!
Textos Adicionais – (Mc 12.15, Lc. 12.1, 1 Tm 4.2, Tg 3.17, Jô 27.8, 36.16, Is 33.14, Mt 6.2,5,16, 7.5, 15.7, 23.13, 24.51, Lc. 13.15)


*    CONCLUSÃO

            Por mais que tenhamos a arte do jeitinho brasileiro de resolver as coisas, isto não será eficiente na resolução de conflitos e problemas emocionais.
            Precisamos aplicar diretrizes, corrigir pontos, abrir mão de sentimentos rudes e valorizar realmente pessoas ao invés de coisas.
            Deus nos fez seres humanos bio-psico-sociais e espirituais. Com virtudes e necessidades. Há uma lei orgânica e universal que nos governa por parte e num todo, todavia jamais o homem poderá fugir desta realidade.
            Devemos ser realistas conosco, flexíveis com os outros e leais com Deus para aprendermos a arte de fazer amigos e influenciar pessoas.
           
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. “



Prof° Gildelanio da Silva - Mestrando em Teologia

gildelanio@hotmail.com (83.8885.3936 / 9965.1398)


CASO QUEIRA COPIAR, FAVOR CITAR FONTE A AUTORIA. GRATO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário