DEIXE SEU RECADO PARA O EDITOR

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CINCO PILARES DO RELACIONAMENTO SADIO


CINCO PILARES DO RELACIONAMENTO SADIO
(Romanos 12.18  e Hebreus 12.14)

INTRODUÇÃO:      Todos sabem que tudo começa e termina em Deus como um ciclo vital. Tudo foi criado, subsiste e é sustentado por Ele. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. (Col. 1:16 – 17; Apoc. 4:11). É fundamentado neste princípio, que iremos abordar os cinco pilares do relacionamento, onde Deus, é o Pilar, A coluna maior. D.E.U.S tem 4 letras e cada uma delas indica uma coluna. Assim: D (diálogo) E (experiência) U (união) S (segurança). Aprendeu? Então vamos lá...


1º PILAR – DEUS – Deus é a janela, a base, a coluna, a força e o sustento de qualquer relação do universo inteiro. Deus é o pináculo de tudo. Ele harmoniza astros, galáxias, natureza, pessoas, animais e todas as coisas nos céus e na terra. Longe dEle há desordem, conflitos e confusão. Com Ele unidos, toda relação terá a mesma harmonia universal. Aleluia!!!

2º PILAR – DIÁLOGO – Uma das primeiras necessidades do ser humano ao nascer é a comunicação. Comunicar-se é um dom e o diálogo é uma continuidade desse dom que Deus nos deu. A falta de diálogo dar origem a conflitos, guerras e destruição de relacionamentos em geral em qualquer parte do mundo. Será você mais uma vítima? Como está o teu diálogo? Vamos abordar o diálogo num prisma de quatro janelas:

  • ARENA – O que eu e os outros sabem de mim mesmo.
  • MANCHA CEGA – O que só os outros sabem de mim.
  • FACHADA –  O que só eu sei de mim mesmo.
  • DESCONHECIDO – O que nem eu nem ninguém sabe de mim.

3º PILAR – EXPERIÊNCIA – Há um ditado popular que diz: “A INEXPERIÊNCIA É O MELHOR PROFESSOR”, isso em outras palavras, quer dizer, quem aprende com os erros aprende melhor. As vezes isto funciona, mas devemos considerar dores e mágoas que ficam como conseqüências dos erros gravíssimos cometidos. Melhor é não cometer o erro, principalmente áquele premeditado e consciente... é horrível!!! Depois grande é o tédio e o remorso. Devemos considerar nossas experiências passadas e também de outras pessoas que nos ensinam verdades vivas, que nos livrarão de grandes frustrações. As experiências tem base em 4 fontes:

  • O QUE VEJO – acontecendo nas pessoas
  • O QUE OUÇO – que aconteceu com alguém.
  • O QUE LEIO –  nos livros, jornais e noticiários dos outros.
  • O QUE VIVO – e que passei até hoje.

4º PILAR – UNIÃO – Viver a dois ou trabalhar em equipe com espírito individualista é um absurdo. Há pessoas que dizem: Vou casar com você mais viva a sua vida e eu viverei a minha... Ou até dizem: somos um time, mas gosto de fazer meu jogo sozinho. De que adianta? Será uma vida de tropeços. Viverão aos trancos e barrancos e nada dará certo aos dois lados juntos. É preciso dar valor ao outro, construir intimidades, demonstrar interesse e consideração, caso contrário, será pura e completa ilusão. Tudo irá se dissolver a pó.

5º PILAR – SEGURANÇA – Agora, ter diálogo, experiência, união, e não se ter segurança no outro é complicado ainda. Como pode? Entregar meus segredos, meu tempo, meus afetos e meu coração a alguém que não me passa segurança.... você tem essa coragem? Faria essa loucura? Isso já ocorreu com você? A segurança é a coluna principal da vida a dois, leia o que Salomão disse. (Eclesiastes 4: 9 a 12).  Você é seguro (a) do que sente e do que quer? Deus está na tua escolha? Pense nisso agora!

CONCLUSÃO:  Vamos nos auto-avaliar e ver o que há de errado conosco. Acredito que você não pensa que Deus falhou quando uniu vocês. Quem escolheu não foi você? Guarde isso: A realidade de uma relação sadia se dar quando o diálogo é constante, a experiência é marcante, a união é priorizada e a segurança é mantida. Tudo está na tua mão, não desista da vida abundante que Deus te deu!!!

MEDITEM SEMPRE:  “AMAR NÃO É OLHAR UM PARA O OUTRO, MAS OLHAR JUNTOS NUMA MESMA DIREÇÃO”


Prof° Gildelanio da Silva - Mestrando em Teologia

gildelanio@hotmail.com (83.8885.3936 / 9965.1398)


CASO QUEIRA COPIAR, FAVOR CITAR FONTE A AUTORIA. GRATO.


Um comentário:

  1. RELACIONAMENTO SADIO NEM TODOS O CONHECEM NÃO É MESMO POR NÃO BUSCARREM, OU PORQUE FICAM SABENDO O CAMINHO, MAS NÃO SEGUEM POR ELE. PARA QUE UM RELACIONAMENTO DÊ CERTO, ELE TEM QUE SER SUSTENTADO POR UMA COLUNA FORTE CHAMADA DEUS. E DEUS TEM QUE ESTAR SEMPRE A FRENTE DE TUDO NA VIDA DO CASAL, INDEPENDENTE DO QUE PASSEM, DEUS É PRIORIDADE... O DIÁLOGO TAMBÉM É FUNDAMENTAL. MUITAS FAMÍLIAS AMERICANAS( ESPOSO OU ESPOSA), PASSAM O DIA TOTALMENTE OCUPADOS EM ALGO E DESPERDIÇAM O DIÁLOGO, LOGO VEMOS O ÍNDICE DE DIVÓRCIO AUMENTAR, POIS MUITAS SÓ RESERVAM 3 MINUTOS APENAS DO SEU TEMPO( SEGUNDO ESTATÍSTICAS) PARA O DIÁLOGO. MAS ISSO NÃO É APENAS NAS FAMÍLIAS AMERICANAS, O MUNDO ESTÁ CARENTE DE DIÁLOGO. EXISTEM CASAIS QUE NÃO TROCAM EXPERIÊNCIAS, NÃO COMENTAM COMO FOI SEU DIA, O QUE HOUVE NO TRBALHO, NO CURSO E ETC., SE ELE OU ELA VIVEU ALGO NO QUAL NÃO FOI BEM SUCEDIDO E SE FRUSTROU, VALEU DE EXPERIÊNCIA. E É ESSA EXPERIÊNCIA QUE DEVEM PEGAR PARA FORTALECER O RELACIONAMENTO E TENTAR NÃO COMETER ERROS NOVAMENTE. RELACIONAMENTE A DOIS NEM SEMPRE É FACIL, ALÉM DO AMOR DEVE HAVER A CUMPLICIDADE, A AMIZADE. SE O CASAL DECIDIU SE UNIR EM MATRIMÔNIO É PARA HAVER UMA INTERAÇÃO E NÃO CADA UM VIVER A SUA VIDA A SEU MODO( QUEM FAZ ISSO SÃO OS SOLTEIROS E NÃO OS CASADOS), É PRECISO TER CONSIDERAÇÃO, RESPEITO ENTRE SI. TER CONFIANÇA NA PESSOA QUE ESTÁ AO SEU LADO TAMBÉM É FUNDAMENTAL E NÃO SAIR OLHANDO O COMPUTADOR, O CELULAR, PARA VER QUEM LIGA, QUEM MANDA MENSAGEM OU COISAS DO TIPO, ALÉM DE SER DESCONFOTÁVEL É UMA SITUAÇÃO CONTRANGEDORA....

    ResponderExcluir