sexta-feira, 17 de abril de 2015

REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE ANOREXIA ESPIRITUAL

Anorexia Espiritual

 

Texto Bíblico: Ezequiel 37 v 1-2
VEIO sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

Introdução: Vemos no contexto deste capitulo Deus mostrando ao profeta a situação espiritual de seu povo, Deus havia levantado Israel para ser a nação modelo da terra, e não para serem escravos cativos dos ímpios, mas tudo isto aconteceu pelo fato de não terem se alimentado da santa palavra de Deus, e terem optado por seguir os padrões mundanos da época.



 Aplicação Pessoal
Muitos cristãos têm morrido espiritualmente pelo mesmo motivo, não tem dado ouvidos a santa palavra de Deus, não tem alimentado a sua alma, com aquilo que é santo, e por isso tem se tornado pessoas raquíticas espiritualmente.
Estão sofrendo de anorexia espiritual, mas talvez você pergunte: O que é isso?
Vamos entender

O que é anorexia?
A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

História
Ana Carolina Reston Macan ficou nacionalmente conhecida por ocasião de sua morte, por complicações decorrentes da anorexia.
Com 1,70 metro ela pesava 46 quilos, e ainda assim tomava remédios para emagrecer. Chegou a pesar 42 quilos.Após tratamento em psicólogo, ela voltou a pesar 46 kg. Embora continuasse o tratamento, sua anorexia persistiu, fazendo com que Ana Carolina fosse internada em 25 de outubro, com um quadro de insuficiência renal.
Em conseqüência da anorexia nervosa, a pressão arterial dela despencou, o que fez com que passasse a ter dificuldades respiratórias.
Seu quadro clínico evoluiu então para uma infecção generalizada, e morte.

I – A ANOREXIA ESPIRITUAL NA IGREJA

1.1 – PALAVRA DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

Experiência Pessoal
Pela misericórdia de Deus tenho sido líder de um grupo de adolescentes na Igreja onde congrego, e quando assumi o cargo, a primeira coisa que observei em alguns adolescentes era o menosprezo pela palavra, tudo ocorria muito bem durante o culto, mas bastava chegar a hora da palavra que o comportamento de alguns mudavam completamente, uns começavam a fuçar no seu celular, outros iam ao banheiro e ficavam quase durante toda a pregação, e acredite-se quiser alguns iam embora.
Fiquei horrorizado com aquilo, pois mesmo congregando naquela Igreja há tanto tempo nunca havia observado tal coisa, e a maior parte dos adolescentes que tinham esse comportamento, eram pessoas completamente carnais e muito ligadas ao mundanismo.
Tive que tomar atitudes drásticas cancelei as viagens anuais, e os retiros carnais (pois nunca foi espiritual), fui muito criticado, e até mesmo alguns pais se levantaram contra mim.
Conversei com o pastor e fizemos um trabalho extensivo sobre o ensino da palavra de Deus, e com pouco tempo obtivemos resultados com aquele trabalho.
Infelizmente alguns adolescentes não aceitaram a minha liderança, e se afastaram do grupo, dizendo que eu era um carrasco e fanático.
Mas hoje colhemos frutos, e temos um grupo espiritual, que conhece e come a palavra de Deus, e há alguns adolescentes que hoje até mesmo ministram a palavra de Deus.

Não há espiritualidade sem a palavra de Deus

Muitas igrejas têm criado diversas estratégias para atraírem o publico jovem, algumas idéias são até boas, mas a maioria são mundanas, profanas e incompatíveis com a palavra de Deus.
Se usarmos estratégias mundanas, teremos jovens mundanos, se usarmos a palavra de Deus teremos crentes espirituais.
Quantas igrejas tem substituído o alimento santo por shows gospel, baladas gospel, e outras invenções gospel que há por ai.
Quantos cristãos anorexos estão por ai magros e esqueléticos, sem vida com Deus, sem experiência, sem graça e sem testemunho.
Não lêem, não ouvem e não carregam mais a palavra em si.
‘Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. “

Este sermão terá continuidade....Aguardem

Autor: Michael Bastos
email: michaeldebastos@hotmail.com




ESTUDO SOBRE BATALHA ESPIRITUAL



VEJA PROF. GIL DA SILVA

https://www.youtube.com/watch?v=opJ1At4eBaI

https://www.youtube.com/watch?v=Oi4asutGPOI


VEJA PR. JEAN PORTO

https://www.youtube.com/watch?v=C7Yqgugmfs4

https://www.youtube.com/watch?v=d1JNZ9mQJaU




Nenhum comentário:

Postar um comentário