quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PEÇA INFANTIL 2




ESCOLA BÍBLICA INFANTIL
Planejamento Mensal: Novembro – 4ª feira 19h. /2008
Tema Central: FOI NO TEMPO DE SAMUEL


05/11 - Tema: Hofni e Finéias: Filhos Desobedientes
Texto-Bíblico
:(1° Samuel 2.12-17,22-36)
versículo do dia:“Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.”Êxodo 20.12
Objetivos da Lição:Saber que obedecer aos pais não é somente um mandamento, mas ele traz consigo uma promessa. 
INTRODUÇÃO
Oi crianças! Tudo bem com vocês?
Quero iniciar a nossa lição bíblica de hoje fazendo uma pergunta à vocês, mas quero que todos sejam bem honestos e sinceros em suas respostas.
Quantos de vocês aqui são obedientes aos seus pais? Vocês fazem tudo o que eles mandam?
(Aproveite este momento para conversar com as crianças sobre obediência dos filhos aos pais e o que eles acham mais difícil de cumprir quando seus pais mandam fazer.)


DESENVOLVIMENTO
Quem aqui se lembra e pode me dizer qual era o nome do sacerdote que cuidava da Casa de Deus em Silo e viu a mãe de Samuel orar?
Sim, era o sacerdote Eli.
O sacerdote Eli tinha dois filhos, um se chamava Hofni e o outro Finéias. Assim como o pai, eles também eram sacerdotes, ou seja, deveriam ajudar a cuidar da Casa de Deus.
Mas, Hofni e Finéias, não obedeciam à Palavra de Deus, não procuravam saber o que agradava ao Senhor. Eles não conheciam a Deus.
Os dois irmãos não levavam as coisas de Deus à sério e tratavam com desprezo as ofertas que as pessoas traziam para Deus. Eles faziam muitas coisas erradas: tinham muitas mulheres, não davam o bom exemplo.
O sacerdote Eli, que já estava muito idoso, ficava muito triste e preocupado com os seus filhos. Ele ouvia as pessoas falarem sobre as maldades e pecados que seus filhos cometiam contra o povo de Deus.
Então, Eli dizia aos seus filhos assim:
- Por que é que vocês estão fazendo essas coisas? Todos me falam do mal que vocês estão praticando. Parem com isso, meus filhos! Eu estou ouvindo o povo do SENHOR Deus dizer coisas terríveis a respeito de vocês! Se uma pessoa peca contra outra, o SENHOR pode defendê-la. Mas quem pode defender aquele que peca contra Deus?
Mas eles não respeitavam seu pai, eram desobedientes. Assim Hofni e Finéias desobedeciam uma ordem muito importante que é para todos nós. Vamos ver qual é esta ordem em Êxodo 20.12:
“Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo (...)”
Deus dá às crianças um pai e uma mãe, ou podem ser outras pessoas para que as criem e lhes ensinem o caminho correto.
(É muito importante lembrar que, a realidade das estruturas familiares, de hoje, não se limitam somente a pai, mãe e filhos, muitas crianças são criadas por tios, avós e até por outras pessoas. Por isso é importante não excluirmos nenhuma forma de família.)
O Senhor disse:
“Respeite o seu pai e a sua mãe (...)”
Deus quer que vocês obedeçam, amem e ajudem seus pais.
Como é que os pais podem se esforçar pelos seus filhos, se estes não o respeitam? Como podem ensinar os filhos, se estes não os ouvem? Como um lar pode ser um lugar alegre, se os filhos fazem o que bem entendem e não obedecem a seus pais?
Os filhos que só obedecem quando são obrigados, não estão honrando seus pais.
Um dia, Deus mandou que um profeta procurasse o sacerdote Eli e lhe desse a seguinte mensagem:
- Eu me revelei ao seu antepassado Arão quando ele e a sua família eram escravos no Egito. Você sabe que eu os escolhi, entre todas as tribos de Israel, para serem meus sacerdotes, servirem no altar, queimarem incenso e usarem o manto sacerdotal na minha presença. E dei a eles o direito de ficarem com uma parte dos sacrifícios queimados no altar. Por que é que vocês olham com tanta ganância para os sacrifícios e ofertas que eu ordenei que me fossem feitos? Eli, por que você honra os seus filhos mais do que a mim, deixando que eles engordem, comendo a melhor parte de todos os sacrifícios que o meu povo me oferece? Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, prometi no passado que a sua família e os seus descendentes me serviriam para sempre como sacerdotes. Mas agora eu digo que isso não vai continuar. Pois respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam. Olhe! Está chegando o tempo em que eu matarei todos os moços da sua família e da família do seu pai para que nenhum homem da sua família chegue a ficar velho. Você passará dificuldades e terá inveja de todas as coisas boas que vou dar ao povo de Israel, mas ninguém da sua família chegará a ficar velho. Deixarei vivo apenas um dos seus descendentes, que será meu sacerdote. Mas ele ficará cego e perderá toda a esperança. E todos os seus outros descendentes morrerão de morte violenta. Hofni e Finéias, os seus dois filhos, morrerão no mesmo dia, e isso será uma prova para você de que o que eu disse é verdade. Escolherei para mim um sacerdote fiel, e ele fará tudo o que eu quero. Darei a ele descendentes que sempre estarão a serviço do rei que eu escolher. E todos os outros descendentes de você que, por acaso, ficarem com vida terão de se curvar diante do rei para pedir dinheiro e comida e implorarão para ajudar os sacerdotes, a fim de terem alguma coisa para comer.
Deus espera que os pais ensinem a Palavra de Deus aos seus filhos, e mostre o certo, que é aquilo Deus permite fazer, e o errado, aquilo que Deus reprova.
O Senhor amava muito a família do sacerdote Eli, assim como ama e se importa muito com a minha, e com a família de cada um de vocês. Por isso, mandou que aquele profeta fosse até Eli para lhe dar aquela mensagem a fim de salvar seus filhos e sua casa da destruição e da morte.
A Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir
 (João 10.10), por isso nós devemos sempre buscar a Deus pedindo que Ele cuide da nossa família.

CONCLUSÃO
Obedecer, honrando os pais, é o primeiro mandamento que carrega consigo uma promessa. Se formos obedientes honrando e respeitando o que determinam os nossos pais, teremos nossos dias prolongados sobre esta terra.
Se você quer ser feliz, abençoado e ter longa vida, respeite seus pais. Isso é promessa do próprio Deus.

12/11 - Tema
: Samuel: O Pequeno Ajudante na Casa de Deus
Texto-Bíblico:(1° Samuel 2.18-21, 26)
Versículo do Dia:“(...) Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus, o Senhor, como ajudante do sacerdote Eli.” 1° Samuel 2.11
Objetivos da Lição: Despertar na criança o sentimento de amor pela Casa do Senhor, ajudando sempre para que ela esteja em ordem.



INTRODUÇÃO
Quem se lembra do bebê de Ana? Como ele se chamava?
Muito bem, Samuel.
Vocês se lembram como foi o nascimento do menino Samuel?
Todos os anos, Ana e, seu marido, Elcana iam à Casa de Deus para levarem suas ofertas de amor. Mas, Ana vivia triste, pois queria muito ter um filho e não podia. Então orou bem baixinho, pedindo a Deus, que lhe desse um nenenzinho e prometeu-Lhe que se o Senhor lhe desse um bebê, quando este crescesse ela o levaria ao templo para trabalhar para Deus. Quando o bebê nasceu, Ana pôs nele o nome de Samuel que significa: Pedido ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO
Samuel foi crescendo, crescendo...
Sua mãe Ana, sempre lhe dizia que um dia ele iria ajudar na Casa de Deus.
-
 Quando você estiver maior, poderá ir a Casa do Senhor para ajudar o sacerdote Eli.
O tempo passou...
Samuel cresceu. Havia se tornado um menino. Ana disse:
- Samuel, meu filho, agora você já pode ajudar na Casa de Deus. Vamos arrumar suas coisas. Eu e seu pai vamos levá-lo conosco.
Quando acabaram de arrumar tudo, eles com muita alegria saíram de Ramá, onde moravam e viajaram em direção a Silo, onde ficava o templo.
Ana levou Samuel para morar no templo, cumprindo a promessa que fizera ao Senhor antes de Samuel nascer. Ali ele iria aprender como servir a Deus, e como trabalhar para Ele por toda sua vida.
Samuel ficou no templo ajudando o sacerdote Eli. O sacerdote ficou muito feliz com seu mais novo ajudante!
O menino Samuel usava uma roupinha de linho, muito parecida com a do sacerdote Eli.
Todos os dias, Samuel ajudava na limpeza da igreja.
De manhã, levantava cedo, abria as cortinas e as portas da Casa do Senhor, varria o chão e tirava o pó. Limpava os candeeiros e os castiçais.
 (Explique para as crianças o que eram candeeiros e castiçais. Para melhor visualização e compreensão utilize figuras.)
Quando à noite chegava, Samuel fechava as portas e acendia as lâmpadas.
Samuel queria que a Casa de Deus ficasse sempre limpa e bonita. Ele amava ao Senhor, e fazia de tudo para agradá-lo.
Vocês também podem agradar a Deus, assim como Samuel, ajudando a manter a igreja limpa.
Tem criança que chupa bala na igreja, ou come biscoito, e ainda joga a embalagem no chão. Mas o Senhor não gosta disso, Ele fica contente quando as crianças respeitam a Sua Casa e não fazem sujeira.
O sacerdote Eli também ensinava Samuel a ler a Palavra de Deus. E Samuel aprendia como enrolar os rolos e guardá-los.
Todos os anos, quando os pais de Samuel, iam levar suas ofertas ao Senhor, sua mãe fazia uma túnica, que era uma espécie de roupão, casaco que ia até os pés, e levava de presente para Samuel.
Então, o sacerdote Eli abençoava Ana e Elcana, dizendo assim:
- Que o SENHOR Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa.
E o SENHOR abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas.
Glória à Deus! Vocês viram crianças? Ana, a mulher que não podia ter filhos, recebeu do Senhor mais cinco filhos. Que bênção!!!
Vamos ler uma promessa que Deus faz na Sua Palavra para aqueles que nEle confiam, está em Efésios 3.20.

CONCLUSÃO
O menino Samuel aprendeu como servir e agradar a Deus através do seu trabalho. Samuel servia a Deus com muita alegria.
Então, o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens


Nenhum comentário:

Postar um comentário