quarta-feira, 7 de março de 2012

CURIOSIDADES DA BÍBLIA SAGRADA



BÍBLIA SAGRADA

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C. É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais. Foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.
A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748 d.C. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
A Bíblia contém 66 livros escritos ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 diferentes autores, nas mais diferentes condições e épocas. Ela é formada de dois testamentos: Antigo Testamento e Novo Testamento. O AT contém 39 livros assim classificados: Lei, História, Poesia e Profecia. O NT contém 27 livros classificados em Biografia, História, Doutrina, Profecia.
A Bíblia toda contém 1.189 capítulos, 929 no AT e 260 no NT. A divisão da Bíblia por capítulos foi feita em 1250 d.C., por Hugo de Sanoto-Caro, um Abade Dominicano e estudioso da Bíblia. No ano 1.445, o rabi Mardoqueu Natã dividiu o AT em versículos e depois, Robert Stevens, um impressor de Paris, dividiu o NT no ano 1.551 a.C.  Ao todo são 31.173 versículos, sendo 23.214 no AT e 7.959 no NT.
Os livros da Bíblia não estão organizados por ordem de data, mas de acordo com o assunto. Diz uma tradição que o livro de jó é o livro mais antigo e foi Moisés quem o escreveu.
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, e o menor é o Salmo 117. O Maior versículo é Ester 8.9; o menor versículo é Êxodo 20.13 (Em algumas traduções). Os livros de Ester e Cantares não contém a palavra Deus. Há na Bíblia 8 mil vezes a palavra Senhor. O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías.
O primeiro livro a ser impresso no mundo foi a Bíblia no ano de 1452, em Mainz, Alemanha, por Guttembert. A Bíblia de edição católica-romana tem 73 livros, 7 a mais que a Bíblia usada pelos evangélicos. Estes livros são chamados de “Apócrifos”, que significa espúrios ou ilegítimos. Estes livros são: Tobias, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeus, 2 Macabeus e Judite. Estes livros foram aprovados pela igreja católica romana no concílio de Trento em 1546 d.C. Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela uso somente das  consoantes, ou seja, não usavam as vogais; O Novo Testamento foi escrito originalmente na língua grega. Era chamada de grego coinê.A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur.
            Traduções da Bíblia para o português - O pioneiro na tradução da Bíblia para o português foi D. Diniz (1279 - 1325). Conhecedor de latim clássico e leitor da Vulgata Latina, traduziu até o capítulo 20 do livro de Gênesis, abrindo caminho para seu sucessor, D. João I (1385 - 1433). Este atribuiu a tradução a padres letrados e o trabalho prosseguiu com seu sucessor, D. João II.
            João Ferreira de Almeida - Nasceu em 1628, próximo a Lisboa. Convertido ao protestantismo, iniciou a tradução da Bíblia aos dezessete anos, mas perdeu seu primeiro manuscrito e reiniciou seu trabalho em 1648. Conhecia hebraico e grego, e utilizou-se de vários manuscritos dessas línguas para compor sua tradução. Em 1676, foi concluída a tradução do Novo Testamento, que só viria a ser publicada em 1681, na Holanda, por problemas de revisão. Quando de sua morte, em 1641, já havia traduzido o Antigo Testamento até o livro do profeta Ezequiel. Seu trabalho foi continuado pelo pastor Jacobus Akker, de Batávia, em 1748. Cinco anos depois, em 1753, foi impressa a primeira Bíblia em português. Esta é a versão da Bíblia usada pelos evangélicos no Brasil e já foi revisada e atualizada várias vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário