HERESIAS HISTÓRICAS EUTIQUIANISMO
Também conhecida por Monofisismo,
esta concepção de Cristo, formulada por Eutiques (ou Êutico, 378-454 d.C.), que
fora líder de um mosteiro em Constantinopla. O Eutiquianismo ensinava que a
natureza divina de Jesus havia absorvido a natureza humana, gerando
conseqüentemente um ser com uma terceira natureza. Esta doutrina é preocupante
pois anula Cristo como verdadeiro Deus e como verdadeiro homem, o único que
pode nos trazer salvação. Este falso ensino foi refutado em 451 no Concílio de
Calcedônia.
Neste concílio reuniram-se 600
bispos, que pelo debate contra o Eutiquianismo formularam uma confissão de fé
que elucidou a humanidade e a divindade de Jesus Cristo. Esta confissão
cristológica permeia a crença das igrejas Orientais Ortodoxas, Católico Romana
e as igrejas oriundas da Reforma Protestante, salvo as correntes pseudocristãs
que durante a história trouxeram falsos ensinos que perverteram a cristologia
ortodoxa.
Devido a importância que a confissão
formulada no Concílio de Calcedônia possui, é muito importante citar a mesma na
íntegra. Esta confissão também é conhecida como Definição de Calcedônia:
“Portanto, conforme os santos pais, todos nós, de comum acordo,
ensinamos os homens a reconhecer um e o mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo,
totalmente completo na divindade e completo em humanidade, verdadeiramente Deus
e verdadeiramente homem, que consiste também de uma alma racional e um corpo;
da mesma substância (homoousios) com o Pai no que concerne à sua divindade e ao
mesmo tempo de uma substância conosco, concernente à sua humanidade; semelhante
a nós em todos os aspectos, exceto no pecado; concernente à sua divindade,
gerado do Pai antes das eras, ainda que também gerado como homem, por nós e por
nossa salvação, da virgem Maria; um e o mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito,
reconhecido em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem
separação; a distinação das naturezas de maneira alguma anula-se pela união;
mas, pelo contrário, as características de cada natureza são preservadas e
reunidas, para formar uma pessoa e substância [hypostasis], mas não partidas ou
separadas em duas pessoas, mas um e o mesmo Filho e Deus Unigênito, o Verbo,
Senhor Jesus Cristo; assim como os profetas dos tempos antigos falaram dele e o
próprio Senhor Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos pais foi transmitido para
nós.”
João R. Weronka
In: Apologia da divindade de Cristo
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