LOUIS BERKHOF (1873-1957)
– Escrito por J.D. Bratt
Teólogo reformado que nasceu na
província holandesa de Drenthe. Os pais de Louis Berkhof pertenceram ao partido
separatista pietista-ortodoxo (1834) da Igreja Reformada. (A teologia de
Berkhof baseia-se mais em Herman Bavinck, do que compartilha deste grupo
regional e religioso). A família emigrou para os Estados Unidos da América em
1882, estabelecendo-se em Grand Rapids, Michigan, onde Louis dedicou o restou
de sua vida. Em 1900, ele graduou na Escola de Teologia da Igreja Cristã
Reformada, em Grand Rapids, e entre os dois pastorados nesta denominação, fez
em dois anos (1902-1904) um trabalho de pós-graduação em teologia no Seminário
Teológico de Princeton. Em 1906, foi indicado para o Seminário Grand Rapids
(posteriormente Seminário Teológico Calvin), onde serviu o restante de sua
carreira como professor de teologia bíblica (1906-1914), de Novo Testamento (1914-1926)
e teologia sistemática (1926-1944). De 1931 a 1944 ele serviu como presidente
daquela instituição.[1]
Em seus anos iniciais no
Seminário Calvin, Berkhof seguiu a linha do primeiro ministro holandês e
teólogo reformado Abraham Kuyper, em sua veemente crítica do “individualismo
revolucionário” e na afirmação da necessidade de se cumprir o mandato cultural.
Berkhof publicou vários livros aplicando princípios calvinistas às questões
sociais como o industrialismo e o impacto da redenção na sociedade e na
cultura, ele também argumentou que isso precisava ser feito em separado, nas
organizações distintamente cristãs.
Por volta de 1920, Berkhof ajudou
a purificar a Igreja Cristã Reformada [CRC – Christian Reformed Church] da
influência recebida do Dispensacionalismo fundamentalista e da alta crítica
modernista. Este último combateu-o como sendo um erro mais grave.
Conseqüentemente a segunda metade de sua carreira, ele devotou para articular
um consenso na teologia reformada, e foi marcado por uma consistente agenda
anti-modernista. Berkhof produziu a sua monumental obra no início dos anos
1930: Reformed Dogmatics[2] (1932; e posteriores edições com o nome
deSystematic Theology[3]), e a sua versão popular simplificada com o nome de
Manual of Reformed Doctrine[4] (1933). Estas obras refletem a influência do seu
mentor de Princeton, Gerhardus Vos, e de Bavink e de sua Gereformeerde
Dogmatiek[5] (1906-1911), Berkhof seguiu-a em formato, substância e muitos
outros detalhes. Em todas as suas obras apresenta a sua extensa tradição
teocêntrica. Toda a iniciativa, virtude e certeza residem em Deus; tudo o que é
oposto, procede da humanidade. De acordo com isto, a tarefa da vida é obedecer
à autoridade divina, que é apresentada ao ser humano, de modo apropriado na Escritura.
Para a teologia, em particular, Berkhof insistiu que a Escritura é a única
fonte e norma. A razão humana, a experiência ou a tradição da igreja não
poderiam suplementá-la, nem afetar a sua leitura. Berkhof erigiu sobre este
baluarte a sua teologia sistemática, inclinando-se para uma linha moderada
sobre temas da controvérsia calvinista e, reprovando as propostas modernistas.
Berkhof rejeitou um rigoroso
racionalismo sobre a Bíblia e a ortodoxia, mas apresentou uma estrutura
racionalista da própria mente. Somente a fé poderia apropriar-se da verdade
salvadora da revelação, mas a razão tem o trabalho de arranjar estas verdades
numa unidade sistemática que é vital. Idéias ditam ação, e a verdadeira
experiência cristã segue formulações doutrinárias. Assim, após 1920, Berkhof em
grande parte desistiu de seu talento anterior de comentários sócio-culturais e,
concentrou-se de vez na criação de uma fortaleza teológica voltada para o grupo
que enfrentou em tempos conturbados. O alcance e rigor de sua obra, bem como o
seu apelo vão além de sua audiência original (particularmente entre os
evangélicos de uma persuasão geralmente reformada), apresenta a força de sua
tradição e o talento com o qual ele a defendeu.
NOTAS:
[1] Isto significa que Louis Berkhof faleceu aos 83 anos.
Pastoreou 2 igrejas locais, e posteriormente exerceu a docência durante 38
anos, chegando a escrever 22 livros. Nota do tradutor.
[2] Publicada originalmente em 2 volumes: o primeiro tomo
era um manual de história da doutrina, e o segundo um manual de doutrina, que,
posteriormente foi ampliado e publicado como volume autônomo com o nome de
Teologia Sistemática. O volume de história da doutrina foi publicado, em 1992,
pela Editora PES com o nome de A História das Doutrinas Cristãs, seguindo o modelo
de edições inglesas anteriores. Nota do tradutor.
[3] Publicada inicialmente pela LPC em 1990, e atualmente
pela Editora Cultura Cristã com o título de Teologia Sistemática.
[4] O CEIBEL publicou este livro com o nome de Manual de
Doutrina Cristã, apelidado de “Berkhofinho”.
[5] Dogmática Reformada. Nota do tradutor.
FONTE:
Extraído de
D.G. Hart & Mark A. Noll, eds., Dictionary of the Presbyterian &
Reformed – Tradition in America (Phillipsburg, P&R Publishing, 2005), págs.
32-33
Tradução livre: Rev. Ewerton B. Tokashiki
http://doutrinacalvinista.blogspot.com.br/2010/07/louis-berkhof-1873-1957-serie-biografia.html
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