segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COMO PUBLICAR UM LIVRO

Você pode publicar um livro

Você escreveu um livro e quer publicá-lo de forma independente? João Lobato ensina as etapas a serem seguidas:
1 Reflita sobre o seu objetivo em publicar. Isso ajudará a definir todo o plano de produção e distribuição da obra.
2 Providencie a revisão do texto e a edição do livro. Se o orçamento permitir, o ideal é delegar esta etapa a especialistas.
3 Registre os direitos autorais de sua obra na Biblioteca Nacional (www.bn.br). Mas planeje-se, porque esta etapa poderá levar até três meses para ser concluída.
4 Hora de diagramar seu livro com um designer gráfico. Concluída essa etapa, você já saberá quantas páginas ele terá.
Solicite o ISBN (Sistema Internacional de Identificação de Livros) e o código de barras à Biblioteca Nacional. Custa baratinho.
Tudo pronto para imprimir. Normalmente o arquivo de texto deve estar em PDF e a capa em Corel ou Illustrator, mas isso pode variar em cada gráfica.
7 Respire fundo e comece o árduo, mas recompensador, processo de distribuição e divulgação do seu livro.


De graça e sob demanda
Uma alternativa aos que desejam publicar seus escritos sem ter que colocar a mão no bolso são as editoras que imprimem livros sob demanda. No Brasil, o pioneiro neste sistema é o Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br), um site no qual o autor descarrega o arquivo digital de sua obra em formato PDF, define quanto deseja receber pela venda e, automaticamente, seu livro começa a ser vendido na loja virtual do Clube de Autores. A vantagem é que, mesmo sem gastar um centavo, o escritor ainda recebe pelos direitos autorais 30 dias depois que as vendas acumuladas atingirem R$ 100. A desvantagem é o preço para o consumidor final, que pode superar o de obras de qualidade gráfica muito superior, como as editadas pela Cosac Naify, por exemplo.




Mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário