DEIXE SEU RECADO PARA O EDITOR

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ORATÓRIA



          7 dicas para falar bem em público

Resumo
Para vender uma idéia não basta que ela seja boa. É preciso saber qual é o melhor modo de apresentá-la e convencer o seu interlocutor. Veja essas dicas sobre oratória com o aval e a experiência de comunicadores de sucesso do mundo dos negócios.  
Passos
1
Defina claramente para que você vai falar: saber claramente o objetivo da sua apresentação é fundamental para escolher a mensagem correta e elaborar o discurso mais adequado. Para que o público entenda a sua mensagem, você deve conhecer bem o assunto.
2
Prepare a sua apresentação: além de conhecer o tema, você deve escolher uma forma organizada de apresentá-lo. Elabore uma exposição clara e simples que contenha uma introdução, os pontos que serão desenvolvidos e uma conclusão. Faça anotações que sirvam de apoio e eixo para o seu discurso. De acordo com o caso, você pode preparar um material gráfico ou audiovisual para enriquecer a apresentação. Nunca abuse desse recurso, porque você pode cansar o público.
3
Seja autêntico: use as suas melhores aptidões e os seus conhecimentos, sem tentar parecer o que não é. Se você contar uma história para descontrair o ambiente, escolha uma que você realmente ache divertida. Se você der um exemplo para esclarecer melhor a sua idéia, use um que seja interessante para você.
4
Dirija a sua imaginação positivamente: imagine que o público é formado por pessoas interessadas e agradáveis. Considere que você tem uma experiência valiosa para compartilhar e que os seus interlocutores estarão dispostos a conhecê-la.
5
Conheça os seus interlocutores: coloque-se no lugar deles e procure saber quais são as necessidades, inquietações, preocupações e os interesses deles. Assim, você poderá elaborar uma apresentação e assumir um papel que despertem atenção. Isso tornará mais simples manter o contato.
6
Controle a situação e o tempo: agradeça a quem lhe apresentou ao público (se for o caso). Depois, sorrindo, olhe para o público para estabelecer um vínculo (se for muito numeroso, você pode escolher duas ou três pessoas simpáticas e dirigir-se alternadamente a cada uma). Não comece imediatamente, como se estivesse com pressa de terminar. Use algum tempo para atrair a atenção do público. Lembre-se de que você decidirá quando começar, durante quanto tempo vai desenvolver a idéia e como vai concluir.
7
Relaxe e aproveite o momento: respire lentamente e sem esforço. Fale de maneira clara e simples. Não grite nem murmure, não fale correndo nem devagar demais. Se você cometer algum erro, sorria sem dissimular a situação, compartilhando o momento com o público. Siga a ordem das suas anotações e não estique a sua apresentação além do previsto. Lembre-se de que mais não é necessariamente melhor.
Importante

Concentre-se no tema da sua apresentação e não em si mesmo. Assim, você ficará menos tenso e direcionará a sua energia para o mais importante, que é fazer com que a sua mensagem chegue de forma clara, agradável e efetiva.

FONTE:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário