sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SERÁ QUE CHOCOLATE FAZ BEM PARA O CORAÇÃO?


Chocolate amargo é amigo do coração
A guloseima; assim como o vinho tinto; reduz os riscos de infarto e de AVC


Docinho para o meio da tarde, após as refeições ou até mesmo para afogar as mágoas de um dia exaustivo, o chocolate é uma das preferências no mundo das guloseimas. Há quem evite seu consumo durante todo o ano, mas aproveita a Páscoa para se esbaldar na tentação.

Segundo Frederico G. Marchisotti, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA, a versão chocolate amargo, que não contém leite e tem maior quantidade de cacau que os outros, apresenta flavanóides, substâncias também encontradas no vinho tinto, e que são consideradas "protetores cardíacos". Ou seja, os flavanóides estão relacionados à redução de eventos cardiovasculares como infarto e AVC.

AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA PREVENTIVA COM DR. DRAUZIO E DR. CARLOS ALBERTO PASTORE


EXAMES PREVENTIVOS PARA O CORAÇÃO

Carlos Alberto Pastore é médico cardiologista, diretor do Serviço de Eletrocardiologia do Instituto do Coração (INCOR) e doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de um em cada três adultos. É voz corrente que os homens, em especial os que chegaram aos 45 anos, são muito suscetíveis a esse tipo de enfermidade, mas há a crendice de que as mulheres estão protegidas contra ela. Não é verdade. Elas contam com a proteção dos hormônios sexuais femininos até a menopausa. A partir desse momento, nelas, o risco de ataques cardíacos é, no mínimo, igual ao dos homens. Curiosamente, poucas sabem disso. Em geral, insistem com os maridos para procurarem o cardiologista para avaliação e acompanhamento e reclamam se eles não se mostram receptivos. No entanto, elas mesmas nada fazem nesse sentido, porque não têm noção do risco que podem correr.
A avaliação cardíaca precoce e repetida com regularidade pode retardar e até mesmo evitar a ocorrência de doenças do coração nos dois sexos.

ALIMENTOS QUE FAZ BEM PARA O CORAÇÃO


Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração
Especiarias são capazes de dobrar o valor medicinal da sua refeição


Alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Algumas ervas e especiarias são capazes de dobrar ou mesmo triplicar o valor medicinal da sua refeição. A nutricionista Roseli Nascimento ajuda a desvendar quais são os ingredientes que dão uma forcinha a mais para o coração.

TRÊS INIMIGOS DO SEU CORAÇÃO


 

Reconheça nas embalagens três vilões da saúde do coração

Tabela de informação nutricional dos alimentos é obrigatória desde 2003

Muitos consumidores desconsideram este tipo de informação a mais nas embalagens de produtos alimentares. Mas a obrigatoriedade da impressão da tabela nutricional nos rótulos dos alimentos produzidos no Brasil existe desde 2003 e fornece importantes dados sobre a composição que pode tanto beneficiar quanto prejudicar a saúde. A nutricionista e pesquisadora Fernanda Reis de Azevedo, do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, ajuda a desvendar quais são os principais vilões das artérias coronárias.

CUIDE DO SEU CORAÇÃO - 12 DICAS



Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração
Mudanças muito simples mesmo fazem ele bater mais forte

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.
A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira 12 maneiras de proteger esse órgão vital.

VOCÊ JÁ SENTIU UM SOPRO NO CORAÇÃO? CUIDADO!!!


Sopro no coração serve como sinal de alerta

O problema não tem idade para aparecer e precisa ser investigado

Sopro no coração: o nome assusta, afinal, quando o assunto é a saúde do coração é preciso ficar atendo e tomar todas as providências cabíveis. Mas, antes de desesperar é preciso entender o que isso significa antes de começar a sentir palpitações.

O problema ainda é cercado de mistérios para a maioria das pessoas, que tardam a buscar orientação médica. Para te ajudar a descobrir o que esse sinal clínico representa para sua saúde, o MinhaVida, conversou com o cardiologista e coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Bandeirantes, Hélio Castello.

VOCÊ SABE O QUE É INFARTO?



Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar
Sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse contribuem para o problema

Estar acima do peso, levar uma rotina estressante, fumar, não praticar exercícios e ter maus hábitos alimentares são fatores determinates para desencadear o mais popular e perigoso problema de saúde do Brasil: o infarto do miocárdio, ou, como é conhecido popularmente, oataque cardíaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O alto índice de óbitos não e restrito aos brasileiros. O problema é de escala mundial e atinge até mesmo pessoas que mantém uma rotina saudável.

EXAMES DO CORAÇÃO:DIFERENÇA ENTRE ECG E ECO.... VOCÊ SABE?




Veja diferenças entre eletro, ecocardiograma e ressonância magnética
Conheça quais são as principais indicações para cada método de diagnóstico

Você sabe a diferença entre alguns dos exames de diagnóstico do coração? Entenda em que casos são utilizados os procedimentos de eletrocardiograma (esforço e repouso), ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

FILMES BÍBLICOS PARA CRIANÇA

OS DEZ MANDAMENTOS


O NASCIMENTO DE JESUS


A CRIAÇÃO DO MUNDO



ADÃO E EVA



O PROFETA JONAS




PROFETA DANIEL



HISTORIA DE ABRAAO



DAVI E GOLIAS




JOSÉ DO EGITO



HISTÓRIA DE MOISÉS



ISAU E JACO




REI SALOMAO



HISTÓRIA DE ZAQUEU


MARTA E MARIA




HISTORIA DE RUTE