DEIXE SEU RECADO PARA O EDITOR

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

roubo do blog



Evite que seu blog seja roubado

Um dos aspectos mais importantes para a segurança de seu blog no Blogger é a proteção da senha de sua conta no Google. Se um usuário mal intencionado conseguir acesso à sua conta, ele pode excluir o seu blog e até mesmo tomá-lo de você, assumindo a sua propriedade. Além de cuidados que você precisa tomar, o Google também oferece um ótimo mecanismo chamado “verificação em duas etapas”, que torna sua conta muito mais segura. Neste artigo, você aprenderá a utilizar esse mecanismo e outras ações para garantir a segurança do seu blog.
Introdução
Uma das piores coisas que podem acontecer com quem tem um blog é tê-lo roubado por outra pessoa. Você consegue imaginar como isso seria terrível? Ver todo o seu trabalho de meses ou anos perdido, sem poder fazer nada para recuperá-lo?
Infelizmente, se você não tomar os devidos cuidados, esse é realmente um risco que pode se tornar realidade. O pior é que, se isso ocorrer, dificilmente você conseguirá o seu blog de volta. Mas, há pequenos cuidados que você pode tomar no Blogger para evitar que isso aconteça- ou, ao menos, diminuir muito as chances de ocorrência.
É isso o que verá neste artigo: além desses cuidados básicos, mostrarei também como você pode ativar a “verificação em duas etapas” em sua Conta do Google.
Cuidados essenciais
Primeiro, vamos aos cuidados básicos e essenciais para manter a segurança de seu blog:
1. Tenha uma conta de Administrador diferente de sua conta de autor - Este é um cuidado muito importante - mas que poucos colocam em prática. Como mostrei no artigo Definindo a Segurança de seu Blog, há 3 níveis de acesso possível: Leitor, Autor e Administrador. Quando você cria um blog, a conta utilizada para isso terá direitos de Administrador. O Administrador pode fazer qualquer coisa em um blog, inclusive transferi-lo para outra pessoa e excluí-lo. Por isso, esta conta deve ser protegida com o maior cuidado possível.
O problema é que 99% dos usuários no Blogger utilizam essa conta de Administrador para escrever suas postagens, o que diminui em muito a segurança do blog. Isso porque, se alguém mal intencionado quiser roubar a sua conta, ele já conhecerá seu nome de usuário, bastando descobrir a sua senha. Se você usar uma conta específica como Administrador, que não seja utilizada para nenhum outro fim (nem mesmo e-mail), ele precisará descobrir as duas informações (nome de usuário e senha), o que já dificulta bastante o acesso indevido à sua conta mais importante.
2. Não utilize senhas óbvias em suas contas - Este é outro erro comum que aumenta as chances de perder a sua conta para um invasor. Nunca use senhas fracas, como palavras simples, nomes de pessoas de seu relacionamento, datas de aniversário e outros termos que podem ser adivinhados por quem o conhece. Prefira utilizar combinações de letras, números e símbolos. O próprio Google lhe dá dicas para criar uma boa senha no artigo Como escolher uma senha segura.
3. Evite fornecer seus dados de acesso para pessoas não confiáveis - Antes de passar o seu usuário e login do Blogger a alguém, tenha certeza de que você pode confiar nessa pessoa. Na grande parte dos relatos de roubos de blogs no fórum do Blogger, isso ocorreu porque o dono do blog passou a senha para outra pessoa que se apropriou do blog.
Há situações em que essas informações são realmente necessárias e eu mesmo as solicito para a realização de alguns serviços para os quais sou contratado. Mas, antes de passar a senha a alguém que você não conheça, faça uma pesquisa sobre essa pessoa no Google e no fórum do Blogger. O nome dela está associado a algum problema? Se estiver, pense bem antes de lhe passar a sua senha.
Utilizando a verificação em duas etapas
O recurso da verificação em duas etapas é um grande aliado na proteção da sua conta do Google. Ele impede que outra pessoa acesse a sua conta mesmo que descubra o seu nome de usuário e senha.
Isso é possível porque o Google solicitará um código adicional, enviado ao seu celular, quando você fizer o login em sua conta. Isso significa que, além de obter seu nome de usuário e senha, a pessoa terá ainda que ter acesso ao seu celular, o que dificulta muito as possibilidade do acesso não autorizado.
Ativar a verificação em duas etapas é bem simples:
1. Acesse o endereço https://www.google.com/settings/security?hl=pt_BR e entre com seus dados de usuário e senha.

 FONTE: http://www.gerenciandoblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário