22 FIGURAS
DE LINGUAGEM: CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E EXEMPLOS.
Símile - É uma comparação expressa pelas
palavras semelhante ou como. A ênfase recai sobre algum ponto de similaridade
entre duas idéias, grupos, ações, etc. (1 Pedro 1:24 / Salmo 1:3,4)
Metáfora - Uma semelhança entre dois objetos ou
fatos, caracterizando-se um com o que é próprio do outro. A metáfora é uma
comparação mais forte que o símile, pelo fato de que há equivalência direta
posta entre os dois objetos. (João 15:1; Mateus 5:13; João 10:9; João 14:6; Jeremias
50:6; Gênesis 49:9)
Alegoria - É uma ficção em que se admite um
sentido literal, exigindo, todavia, uma interpretação figurada. São várias
metáforas unidas. (João 6:51-65; Salmo 80:8-13)
Tipo - designam fatos semelhantes, pessoas ou
objetos no porvir. É prefigurativo. (Mateus 12:40)
Símbolo - É uma espécie de tipo pelo qual se
representa alguma coisa ou algum fato por meio de outra coisa ou fato familiar
que se considera a propósito para servir de semelhança ou representação. É
ilustrativo. Batismo – Ceia – (2 Reis 13:14-19)
Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada
sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou
8. acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar
ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. É um símile ampliado. (Ver qual
é a verdade que está sendo ensinada.) – (Mt. 13:3-8; Lc. 18:10-14; João 15)
Fábula - Uma alegoria histórica. (2 Reis 14:9)
Enigma
- Um tipo de alegoria, porém sua solução é difícil e abstrata. (Juizes
14:14) – (João 3:14)
Sinédoque - É tomar a parte pelo todo ou o todo pela parte, o plural pelo singular, o gênero pela espécie, ou vice-versa. Ela trata mais de idéias e conceitos. (Salmo 16:9; Atos 24:5; Gênesis 6:12; Romanos 1:16)
Sinédoque - É tomar a parte pelo todo ou o todo pela parte, o plural pelo singular, o gênero pela espécie, ou vice-versa. Ela trata mais de idéias e conceitos. (Salmo 16:9; Atos 24:5; Gênesis 6:12; Romanos 1:16)
Metonímia
- É o emprego de um nome por outro com o qual tem relação. É empregar a
causa pelo efeito, ou o sinal ou símbolo pela realidade que indica o símbolo. (Lc.16:29;
Jo.13:8; 1Jo.1:7; 1Co.10:21; Hb.13:4)
Prosopopéia
- É a personificação das coisas inanimadas, atribuindo-se-lhes os feitos e
ações das pessoas.
1(Isaías
55:12; Salmo 85:10-11)
Ironia - É
a expressão do contrário do que se quer dizer, porém sempre de tal modo que se
faz ressaltar o sentido verdadeiro.
(1 Reis 18:27; Jó 12:2)
Hipérbole - É
um exagero para dar ênfase, representando uma coisa com muito maior ou menor
grau do que em realidade é, para apresentá-la viva à imaginação. (Nm. 13:33; Dt.
1:28; Jo. 21:25; Mt. 5:29,30)
Apóstrofe
- É uma figura usada pelo orador, no discurso. Consiste em interrompê-lo
subitamente, para dirigir a palavra, ou invocar alguma pessoa ou coisa,
presente, ausente, real ou imaginária. 2(Jeremias
47:6 / Salmo 114:5-8 / Isaías 14:9-32 / Deuteronômio 32:1)
Antítese
- Inclusão, na mesma frase, de duas palavras, ou dois pensamentos, que
fazem contraste um com o outro. (Mateus 7:13-14 / Mateus 7:17-18)
Provérbio
- É um dito comum, popular. Os provérbios do Antigo Testamento estão
redigidos em sua maior parte em forma poética, consistentes em dois
paralelismos, que geralmente são sinônimos, antitéticos ou sintéticos. É uma parábola
condensada, é um dito conciso que comunica uma verdade de uma forma
estimulante. (Lucas 4:23 / Marcos 6:4 / 2 Pedro 2:22)
Paradoxo
- De para (contra) + doxa (opinião). Uma declaração oposta à opinião comum,
que parece absurda, porém, quando estudada, torna-se correta e fundamentada. (Mateus
23:24 / Mateus 19:24 / 2 Coríntios 12:10 / Marcos 8:35)
Personificação
- É atribuir características humanas a coisas, idéias ou animais. (Gn. 4.10; Nm. 22.30)
Zoomorfismo
- É atribuir características animais a homens ou a Deus. (Salmo 91.4)
Antropopatismo
É atribuir sentimentos humanos a Deus. (Gênesis 6:6)
Antropomorfismo
É atribuir características humanas a Deus. Salmo 8:3/ 2 Crônicas 16:9
Eufemismo
- É suavizar a expressão duma idéia substituindo a palavra ou expressão
própria por outra mais agradável, mas polida. (At. 7:60 / Gn. 4:1 / 1 Ts. 4:13)
ENCONTRE MAIS
INFORMAÇÕES NESTE TEMA CONSULTANDO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário