OS NOVE JEITOS MAIS
COMUNS DE AVALIAR
Prova objetiva
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definição
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Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma
solução possível
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função
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Avaliar quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos
do conteúdo
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vantagens
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É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode
abranger grande parte do exposto em sala de aula
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atenção
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Pode ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite
constatar quanto o aluno adquiriu de conhecimento
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planejamento
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Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de
correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às
perguntas
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análise
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Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de
respostas corretas
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como utilizar as informações
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Liste os conteúdos que os alunos precisam memorizar; ensine
estratégias que facilitem associações, como listas agrupadas por idéias,
relações com elementos gráficos e ligações com conteúdos já assimilados
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Prova dissertativa
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definição
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Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações,
resumir, analisar e julgar
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função
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Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos,
formular idéias e redigi-las
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vantagens
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O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades
de organização, interpretação e expressão
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atenção
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Não mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo
e não permite amostragem
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planejamento
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Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos
possam pensar e sistematizar seus pensamentos
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análise
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Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos a clareza das idéias,
para a capacidade de argumentação e conclusão e a apresentação da prova
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como utilizar as informações
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Se o desempenho não for satisfatório, crie experiências e motivações
que permitam ao aluno chegar à formação dos conceitos mais importantes
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Seminário
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definição
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Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de
apoio adequados ao assunto
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função
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Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma
eficaz
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vantagens
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Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige
pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a oralidade
em público
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atenção
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Conheça as características pessoais de cada aluno para evitar
comparações na apresentação de um tímido ou outro desinibido
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planejamento
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Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de
pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a
duração e a data da apresentação; solicite relatório individual de todos os
alunos
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análise
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Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais
utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir
opiniões
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como utilizar as informações
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Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades
específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não
atingidos
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Trabalho em grupo
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definição
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Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc)
realizadas coletivamente
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função
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Desenvolver o espírito colaborativo e a socialização
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vantagens
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Possibilita o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência
de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo
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atenção
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Conheça as características pessoais de cada aluno para evitar
comparações na apresentação de um tímido ou outro desinibido
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planejamento
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Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser
trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e
indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos
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análise
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Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas,
atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final
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como utilizar as informações
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Em caso de haver problemas de socialização, organize jogos e
atividades em que a colaboração seja o elemento principal
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Debate
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definição
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Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de
assunto polêmico
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função
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Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos
convincentes
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vantagens
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Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o
aluno aprenda a escutar com um propósito
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atenção
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Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores,
pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas
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planejamento
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Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o
tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No
final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, filme
a discussão para análise posterior
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análise
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Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso
da palavra e a obediência às regras combinadas
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como utilizar as informações
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Crie outros debates em grupos menores; analise o filme e aponte as
deficiências e os momentos positivos
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Relatório individual
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definição
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Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos
temáticos
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função
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Averiguar se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de
texto
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vantagens
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É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de
atividades coletivas ou individuais
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atenção
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Evite julgar a opinião do aluno
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planejamento
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Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada
(introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar
necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de
apresentação e o tamanho aproximado
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análise
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Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto,
gramática, apresentação)
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como utilizar as informações
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Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente
dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons
livros e solicite mais trabalhos escritos
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Autoavaliação
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definição
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Análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do
próprio processo de aprendizagem
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função
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Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e
atitudes, pontos fortes e fracos
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vantagens
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O aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire
responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e a aperfeiçoar
potencialidades
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atenção
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O aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o
professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
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planejamento
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Forneça ao aluno um roteiro de auto-avaliação, definindo as áreas
sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste habilidades e
comportamentos e peça para ele indicar aquelas em que se considera apto e aquelas
em que precisa de reforço
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análise
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Use esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o
planejamento dos próximos conteúdos
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como utilizar as informações
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Ao tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais
ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades
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Observação
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definição
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Análise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em
situações planejadas
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função
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Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva,
cognitiva e psicomotora
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vantagens
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Perceber como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos
os passos desse processo
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atenção
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Faça anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e
julgamentos subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo
de aprendizagem
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planejamento
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Elabore uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação)
prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai
auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados
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análise
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Compare as anotações do início do ano com os dados mais recentes para
perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de
acompanhamento
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como utilizar as informações
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Esse instrumento serve como uma lupa sobre o processo de
desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções específicas
para cada caso
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Conselho de classe
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definição
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Reunião liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma
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função
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Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para
embasar a tomada de decisões
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vantagens
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Favorece a integração entre professores, a análise do curriculo e a
eficácia dos métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a
exposição de diversos pontos de vista
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atenção
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Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para
que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de
reprovação
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planejamento
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Conhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar.
Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o
diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções
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análise
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O resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação às
intervenções necessárias no processo de ensino-aprendizagem considerando as
áreas afetiva, cognitiva e psicomotora dos alunos
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como utilizar as informações
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O professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise.
A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como
também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário
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FONTE:
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