Plataforma Lattes
A Plataforma Lattes é uma
plataforma, criada e mantida pelo CNPq, pelo que integra as bases de dados de
currículos, grupos de pesquisa e instituições, em um único sistema de
informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil. Foi criada
para facilitar as ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento
à pesquisa, tanto do CNPq quanto de outras agências de fomento à pesquisa,
tanto federais quanto estaduais, e de instituições de ensino e pesquisa.
História
O sistema de currículos Lattes
surgiu da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em
C&T para credenciamento de orientadores no país. Leva o nome do físico paranaense
César Lattes.
Antecedentes[editar | editar
código-fonte]
De 1993 a 1999, utilizou
formulários em papel, um sistema em ambiente DOS (BCURR) e um sistema de
currículos específico para credenciamento de orientadores (MiniCurrículo).
Nesse período, a Agência acumulou cerca de 35 mil registros curriculares da
atividade de C&T no país. Embora esses instrumentos tenham viabilizado a
operação de fomento da Agência, a natureza das informações dificultava uma
plena utilização dessa base de dados em outros processos de gestão em C&T.
Por exemplo, não era possível separar co-autores ou mesmo contabilizar índices
de co-autoria nos currículos.
Concepção do CV Lattes
Entre 1998 e 1999, o CNPq
realizou um levantamento junto à comunidade de consultores ad hoc visando
estabelecer um modelo de currículo que atendesse tanto às suas necessidades de
operação de fomento como às de planejamento e gestão em C&T. Além disso, o
grupo de desenvolvimento (CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do
Recife - da Universidade Federal de Pernambuco, e o grupo Stela - atual
Instituto Stela - da Universidade Federal de Santa Catarina) incluiu no
formulário eletrônico diversas funcionalidades há muito solicitadas pela
comunidade científica, tais como relatórios configuráveis, saída para outras
fontes, indicadores de produção, dicionários individualizados, importação dos
dados preenchidos em outros sistemas de currículos, etc.
Entre março e abril de 1999, 140
dos 400 consultores que responderam à pesquisa avaliaram o primeiro protótipo
do currículo Lattes, à época denominado CV-Genos. A avaliação geral alcançou
4,5 em escala de 0 - péssimo a 5 - excelente.
Desenvolvimento e lançamento
Em maio de 1999, CNPq e a Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acordaram a completa
compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação, sob a
ótica dos indivíduos de um Programa (pesquisadores, docentes ou discentes). O
encontro entre ambas as agências resultou na modificação do protótipo, que se
transformou no Sistema de Currículos Lattes, lançado a 16 de agosto de 1999.
Nos dois primeiros anos de
operação do Sistema de Currículos Lattes, a cobertura de currículos ligados a
C&T aumentou em mais de 300%, com a base anterior de cerca de 35.000
registros sendo incrementada para mais de 100 mil currículos.
Interação com outras bases de C&T
Em julho de 2000, a Coordenação
Geral de Informática do CNPq iniciou um trabalho de intercâmbio com outras
instituições ligadas à C&T no País. O resultado foi a ligação dinâmica dos
currículos Lattes do CNPq com referência ao mesmo pesquisador em outras bases
de dados. Ao mesmo tempo que construiu o formulário off-line, a Coordenação
Geral de Informática do CNPq também trabalhou na ferramenta on-line, que
funciona sobre uma plataforma Web e permite que os pesquisadores atualizem os
seus currículos diretamente na base do CNPq.
Nesse trabalho de intercâmbio, o
CNPq vinculou os currículos Lattes com:
o INPI, para apresentação
dinâmica das patentes de registro dos pesquisadores;
o SciELO, LILACS, MEDLINE (fruto
de acordo com BIREME), para leitura dos textos completos publicados pelos
pesquisadores (e para vínculo com os currículos dos co-autores); e
as universidades, para vínculo
com bases institucionais desses pesquisadores.
Abertura e padronização XML
No ano de 2000, as Instituições
Federais de Ensino Superior reuniram suas equipes de informática no Workshop de
Sistemas de Informações das IFES (UFOP - Ouro Preto) e convidaram as agências
federais para construção de um modelo único de informação, visando racionalizar
o processo de captura de dados no Sistema Federal de Educação em Ciência e
Tecnologia.
Na ocasião, o CNPq prontificou-se
a construir projeto específico para atender a essa demanda, mas salientou a
necessidade de manter a confidenciabilidade das informações (e a Plataforma
operacional) dos pesquisadores, dado que estas são o principal subsídio ao
processo de fomento.
Em fevereiro de 2001, UFSC,
UNICAMP, UFRJ, USP, UFRGS, UFBA e UFRN, universidades que haviam procurado o
CNPq solicitando abertura tecnológica de sua plataforma, participaram de
workshop na Agência, visando à construção da Linguagem de Marcação da
Plataforma Lattes (LMPL), sob coordenação da CGINF/CNPQ, sendo os trabalhos de
desenvolvimento conduzidos pelo Grupo Stela da UFSC.
Desse encontro, resultou a
formação da Comunidade Virtual LMPL, que definiu o modelo DTD (Data Type Definition)
XML do Currículo Lattes, que faz parte da versão 1.4. Com esse modelo, as
universidades brasileiras podem extrair informações do currículo Lattes e/ou
gerar informações para o mesmo a partir dos seus sistemas corporativos. O
projeto viabilizou a abertura da Plataforma Lattes, do ponto de vista de
conteúdo dos dados, e manteve inalterado o acesso técnico às informações,
preservando a segurança dos pesquisadores.
Internacionalização do CV Lattes:
Currículo CvLAC
Em julho de 2000, a BIREME
promoveu um encontro em São Paulo, no qual o CNPq foi convidado a mostrar sua
experiência com a Plataforma Lattes. Nesse encontro, estavam representantes dos
Conicyts do Chile, da Venezuela e do México, e da Organização Pan-Americana de
Saúde.
O CNPq apresentou o Diretório dos
Grupos de Pesquisa e o site de acesso ao Sistema de Currículo Lattes, o que
despertou o interesse da Organização Pan-Americana de Saúde, que construiu um
formulário latino-americano, denominado CvLAC, a partir da experiência do
currículo brasileiro. O Grupo Stela foi contratado para esse fim, dando início
aos trabalhos em fevereiro de 2001, e o CNPq disponibilizou a Plataforma
gratuitamente para que o projeto alcançasse âmbito latino-americano.
Em abril de 2001, aconteceu uma
grande conferência, estando presentes mais de 500 pessoas, entre as quais
representantes das ONCYTs e representantes de bibliotecas virtuais,
principalmente do Scielo. O CNPq apresentou todo o histórico de construção da
Plataforma Lattes. A partir daí, o projeto chamou a atenção não só das áreas de
saúde dos países latino-americanos mas também da própria operação do Conicyt.
Recentemente representantes do
CNPq estiveram no México, na Colômbia e em Cuba, para mostrar a construção da
Plataforma a partir do Sistema de Currículo Lattes e do Diretório dos Grupos de
Pesquisa do Brasil, o que resultou na construção de um Diretório de Ciência e
Tecnologia com os grupos brasileiros e os grupos colombianos em busca
unificada.
Importância do CV-Lattes
O currículo Lattes permite à
Instituição uma fácil visão e avaliação curricular dos docentes e discentes contemplando
os seguintes pontos:
Estabelecer uma imagem
institucional nos sensos;
Formação de grupos de trabalho e
pesquisa;
Avaliar o seu trabalho enquanto
pesquisador;
Diagnosticar o perfil do
pesquisador com outros dentro de sua área de atuação.
Importância para o pesquisador
possibilita a visibilidade da
produção docente por grupos de pesquisa consulta em qualquer lugar do pais;
possibilidade de concessão de
passagens para eventos científicos;
participação de projetos.
Em geral os órgãos de fomento
consultam o currículo Lattes tornando-se de suma importância para as avaliações
de produção científica.
Ferramentas disponíveis
Além das ferramentas de busca e
visualização disponíveis na plataforma Lattes, conta-se com algumas outras que
permitem o processamento, e compilação de relatórios para grupos de pesquisa:
LattesX: é uma ferramenta que
notifica o usuário sempre que algum currículo de seu interesse for atualizado
na Plataforma Lattes.
scriptlattes: Uma ferramenta para
extração e visualização de conhecimento a partir de Currículos Lattes
Transformador XML Lattes ->
RDF e versão atualizada do DTD de validação do formato LMPL Lattes
Site oficial: http://lattes.cnpq.br/
http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/dific/2013/como-cadastrar-seu-curriculo-lattes.pdf
http://posgraduando.com/blog/dicas-sobre-o-preenchimento-do-curriculo-lattes
http://www.uel.br/ccs/enfermagem/fotos/rte/files/criando_seu_curriculo_lattes1.pdf
http://praciencia.com/2012/06/16/dicas-para-melhorar-seu-curriculo-lattes/
https://wwws.cnpq.br/curriculoweb/pkg_publicar.mostrar_termo_comp
VÍDEOS EXPLICATIVOS
http://www.youtube.com/watch?v=i7qD47f3EVA
http://www.youtube.com/watch?v=stuDT2uoTh8
http://www.youtube.com/watch?v=MKD2lrD1bfg
http://www.youtube.com/watch?v=l6DdOQvlhwI
http://www.youtube.com/watch?v=0N-4LUSg_cs
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