Confira algumas idéias para mobilizar sua igreja a investir em missões
Horto Missionário
Adequando
à temática ambiental da Campanha, propomos a realização de um bazar de plantas.
Junte um grupo de irmãos para a coleta de doações de mudas de árvores
frutíferas e plantas ornamentais a fim de que, aos domingos, após o culto, elas
sejam utilizadas para a arrecadação de ofertas pró-missões. Lembre-se de que um
bom bazar disponibiliza não apenas os produtos, mas informações sobreeles, tais como: nome da espécie e dicas de como cuidar.
A
Parábola dos Talentos
Durante o momento de promoção missionária, convoque os líderes de sua igreja para irem à frente e dê uma certa quantia em
dinheiro para cada um deles. Peça aos líderes que utilizem a criatividade para
multiplicarem essa quantia, realizando atividades específicas a fim de que
consigam, pelo menos, dobrar o que foi recebido.
Quanto maior for a quantia doada, maior será a responsabilidade de ampliar o
valor, relacionando assim a atividade ao texto bíblico de Mt 25.14-30. No fim
da campanha missionária, convoque aqueles que receberam as quantias iniciais
para que prestem relatório do que foi feito. Peça a eles que apresentem um
painel, com fotografias, vídeos, mostrando as atividades elaboradas ao longo da
campanha.
Adaptado de Jocimar de A. Souza – 1ª IB em Vale do Ipê - A igreja na escola
Verificar junto à escola local a possibilidade de realizar um bazar nas suas
dependências, marcar a data e fazer uma boa divulgação na própria escola e no
bairro.
Levar roupas, calçados, bolsas e bijuterias, todos em bom estado, limpos e
passadas (no caso das roupas) para vender aos alunos, pais e professores da
escola. A cada cliente que realizar uma compra entregar uma mensagem
evangelística que pode ser um folheto da campanha ou um exemplar do Evangelho
de João.
Caso haja espaço, levar um grupo de louvor, teatral ou de pantomima que faça
uma rápida apresentação, deixando uma mensagem. O objetivo desta atividade,
além de contribuir com o valor da OFERTA da igreja, é estreitar os laços com a comunidade
local, sendo uma porta para futuras atividades visando levar a mensagem de
salvação. Sugestão adaptada de Elaine
Almindo - Primeira
Igreja Batista
Paranaguá, PR
ARTESANATO
Em nossas igrejas há muitas pessoas com habilidades manuais e criativas, que
sabem fazer diversos tipos de coisa que podem ser utilizadas para arrecadar OFERTA para a campanha missionária. Habilidades como
trabalho com pintura, bordado, crochê, decupagem, costura, bijuteria e ainda
corte de cabelo, manicure assim como tantas outras habilidades. Separe um
dia inteiro, um sábado, por exemplo, quando estes irmãos poderão apresentar e
oferecer seus trabalhos a toda a comunidade. O objetivo é vendê-los e que todo
o valor arrecadado com a venda seja destinado a Missões Nacionais. Nesta
programação muitos talentos podem ser descobertos e também muitos irmãos
poderão se sentir úteis e valorizados mostrando a toda a igreja e comunidade
aquilo que de melhor podem fazer e ainda contribuir com a obra missionária.
Diene do Rosário Reis - Promotora de Missões da IB Memoria Manaus – AM
Livraria
Trata-se de venda de livros e revistas usados por um preço
simbólico. Esta ideia colocaremos em prática nessa campanha. Primavera
Missionária. Já realizamos aqui na Igreja e obtivemos aceitação. A “Primavera
Missionária” consiste em vender flores e plantas para missões. Aqui fizemos
parceria com um horto e obtivemos a mercadoria em consignação. Pr. Arildo
Carlos das Neves
Igreja Batista em Praça da Bandeira Araruama – RJ
Cofrinhos personalizados
Neste
ano, optei por colocar nossas crianças para confeccionarem seus
cofrinhos. Mas, com um diferencial: levamos as latinhas com a tampinha e
entregamos uma folha de adesivo em branco para que eles criassem a arte. Eles
amaram. Fizeram cofrinhos lindos. Teve um que até escreveu assim: “Mãe, pôe
dindin aqui”. Foi o máximo!
Eliene
Norma Carvalho Oliveira. Promotora de Missões na Igreja Batista do Amaro
Lanari,
Coronel Fabriciano – MG
Zé Missionário
Temos nosso “Zé Missionário”, o porquinho que faz um tour em cada classe,
arrecadando contribuições. Na última campanha, só do porquinho conseguimos R$
200,00.
Festival de dança
Promovi também um festival de dança, o ” Mais que um Mover”, com a presença de
academias evangélicas que patrocinaram o evento, oferecendo prêmios para os
três primeiros lugares. Cobramos taxas de inscrição, fizemos cantina e vendemos
pirulitos com números que davam direito a participar de SORTEIOS de
prêmios durante o festival. Foi superanimado e algumas pessoas também deram
contribuições voluntárias. Thaís Cunha - Primeira Igreja Batista em Ponto Chic
Pintura
Aproveite o dom artístico dos membros de sua igreja e promova um evento de
pintura em tela. Disponibilize para os participantes telas, pincéis tintas,
etc. É claro que um artista, professor de artes ou de pintura, deve
estar orientando e também confeccionando um trabalho. Após cada obra
feita, as telas deverão ser vendidas mediante um valor estipulado, que será
arrecadado e designado para missões. Lenilda E. Verçosa Machado - Laranja
Missionária
Pedimos
que os irmãos trouxessem uma laranja descascada e cortada ao meio. No dia
combinado estavam lá todos com suas laranjas descascadas e cortadas. Eles
receberam um envelope, em um determinado momento do culto, exatamente no
momento da comunhão da igreja, enquanto cantávamos e nos abraçávamos, os irmãos
deveriam ficar trocando suas laranjas até a música acabar. Foi solicitado que
todos chupassem a mesma e colocassem os caroços nos envelopes. Cada caroço
valeria R$ 0,50. Então, cada irmão tinha, além do seu alvo pessoal ou familiar,
a OFERTA desse desafio.
Desafio Coca-Cola
Depois que nossa igreja respondeu positivamente à ideia da laranja, lançamos o desafio
da Coca-Cola. Durante o mês da campanha, todas as vezes que o irmão fosse tomar
este refrigerante, ele deviria colocar o mesmo valor gasto na Coca-Cola dentro
do envelope que recebeu na igreja. No final do mês, conseguimos R$ 380,00. Michele
tedesco - Promotora da Igreja Batista Getsêmani - São Paulo – SP
Em um dos momentos missionários eu lancei o seguinte “produto”: “TV Missionária
por Assinatura”. No tempo disponível, tentei mostrar à igreja as
vantagens que teríamos se fizéssemos a doação do valor da assinatura da nossa
TV, naquele mês, para missões. Falei que, enquanto na TV de assinatura
convencional pagamos para ver filmes de terror, violentos e que muitos
deles não nos edificam, na TV Missionária iríamos ver filmes de vidas
transformadas, resgatadas do pecado nos DVDs que a Junta de Missões envia às
igrejas. Tentei conscientizar a igreja que, para missões, vale à pena abrirmos
mão de nossos “confortos”. Ana Lucia Pacheco
PIB em Jardim Alcântara - São Gonçalo – RJ
Lava-Jato
Por esses dias comprei um equipamento para lavagem de carros e comuniquei à
promotora de missões para que pelo menos duas vezes por mês fizéssemos uma
parada em bairros distintos para lavagem de carros, motos, e etc. Railson
Barreto - Camaçari-ba
Talentos
Uma idéia para alcançar a oferta para a Campanha de Missões é separar um valor
específico (talentos) para uma dupla (o número de integrantes depende do
contexto). Por exemplo, separe 10 duplas em sua Igreja e entregue, no início da
campanha, um envelope contendo um valor,por exemplo, de R$ 30,00. Essas pessoas
terão a responsabilidade de multiplicar essa quantia até o final da campanha
através da criatividade. Poderá fazer cantinas, feijoadas, cinemas, pizzas
missionárias. O que vale é a criatividade. Em minha Igreja deu certo, com R$
150,00, alcançamos R$ 1.400,00, com apenas 05 duplas. Ednéia Lopes Gorre
Promotora da Primeira Igreja Batista em Vale do Anari – RO
Cine Missões
Marcamos cultos na casa dos irmãos da nossa igreja a fim de exibir o DVD.
Iniciamos com um pequeno grupo e diariamente íamos a um lar diferente e, a cada
reunião, aumentava a participação. O resultado foi maravilhoso, até os vizinhos
se reuniam para assistir ao DVD. Felizmente as salas não comportavam as pessoas
e os nossos irmãos cediam os seus lugares aos visitantes que ficavam comovidos
com os testemunhos.
Após a exibição dos vídeos líamos a Palavra e orávamos, e o que seria uma
reunião com alguns irmãos se transformou em culto missionário nos lares.
Testemunhávamos do amor de Cristo e os vizinhos que eram convidados para
assistir ao DVD ficavam muito impactados e pediam para que realizássemos cultos
em suas casas.
Cassiano de Miranda Neto
PIB em Parque das Palmeiras
Nova Iguaçu – RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário