O Anjo do Senhor
“Um estudo de Teofanias nas Escrituras”
O Anjo do Senhor (lit. JEOVÁ) que aparece em
diversas passagens do Novo Testamento é comparado com, e no entanto
diferenciado, de JEOVÁ. A passagem que melhor descreve esta relação encontra-se
em Isaías 63:8-9, onde Deus é chamado de Salvador de Israel, mas é o Anjo da
Sua presença que salva Israel. Este Anjo de Deus é geralmente visto pelos
primeiros pais da Igreja como o Logos ou a Palavra de Deus (João 1:1), aquele que
declarou Deus e cuja glória nós vimos (João 1:14,18; cf João 12:45; 14:9; II
Coríntios 4:4-6; Colossenses 1:15; 2:9; Hebreus1:3). Veja-se E. W.
Hengstenberg, Cristologia do Velho Testamento, pp. 80-91,
1279-1312 para uma discussão profunda do assunto. Segue uma lista de versículos
onde este Anjo/Logos aparece:
- Génesis 16:7-14; 21:17-19; 22:1-2,11-18; 31:11-13 com 28:13 & 35:1,3,7,15; 48:15-16
- Êxodo 3:1-6; 13:21-22 w/ 14:19 & Números 20:16; 23:20-23. Cf Actos 7:30-38
- Números 22:21-35. Cf 22:9,20; 23:3-5,15-16; 24:2,4,16
- Juízes 2:1-5; 6:11-24; 13:2-23
- Isaías 63:8-9
- Oseias 12:3-5. Cf Génesis 32:24-30
- Zacarias 1:7-12: 2:3-5,8-11; 3:1-10; 12:8
- Malaquias 3:1 (mensageiro da aliança = anjo da aliança).
Este
Anjo/Logos é primeiramente chamado de Anjo de JEOVÁ (Malak Yahweh), mas também
é referido como o Anjo de Deus (Elohim), o Anjo, o meu Anjo e um Anjo. Por
vezes, no entanto, essas expressões são utilizadas em outras figuras (Êxodo
32:34-33:4; Eclesiastes 5:6; Malaquias 2:7; 3:1 ‘o meu mensageiro), e por vezes
não é certo se se pretende referir ao Logos ou a um anjo normal (Génesis
24:7,40; Juízes 5:23; II Samuel 24:16-17; I Reis 19:5-7; II Reis 1:3,15; 19:35;
I Crónicas 21:11-30; II Crónicas 32:21; Salmos 34:7; 35:5-6; Isaías 37:36;
Daniel 6:22).
II
O Logos
também apareceu no Venho Testamento em várias formas humanas (Génesis
18:1-19:22; 21:1 com 18:10; 32:24-30; Possua 5:13-6:2; Ezequiel 1:25-2:4;
8:1-4; Daniel 3:25,28; 8:15-16; 10:5-9,16-11:1; 12:6-9; Zacarias 11:4-17; 13:7).
O homem que lutou com Jacob (Génesis 32:24-30) é
especificamente chamado de “o Anjo...até JEOVÁ” em Oseias 12:3-5, o
comandante do exército do Senhor (Josué 5:14) é quase certamente o anjo de
Êxodo 23:20-23 & Números 22:21-35, e provavelmente todas as figuras que são
referidas como o Anjo do Senhor.
III
Também existem outras teofanias, ou
manifestações de Deus, no Velho Testamento. Essas não estão associadas a
qualquer forma angelical ou humana em particular. Veja-se por exemplo:
- Génesis 12:7; 17:1-22; 26:2,24; 28:13-17; 35:1,9
- Êxodo 19:3,8-25; 20:18-22; 24:1-2,9-18; 29:42-46; 31:18; 32:30-34:11; 34:29-35; 40:34-35
- Números 1:1; 9:15-23; 11:16-17,24-25; 12:4-10; 14:10-14; 16:42; 20:6-7
- Deuteronómio 1:30-33; 4:10-15,32-37; 5:4-5,22-27; 33:2; 34:10
- Job 38:1; 42:5
- Isaías 6:1 com João 12:39-41
- Ezequiel 1:1; 3:23-24; 9:3-4; 10:1-4,18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4; 48:35
- Amós 9:1
Mais uma vez
parece que em muitos desses casos, se não mesmo em todos, Deus apareceu na
forma do Seu Anjo. Isto é certo no caso da teofania a Jacob em Betel, pois em
Génesis 31:11-13 o Anjo do Senhor diz que Ele é o Deus de Betel a quem Jacob
tinha feito um voto em Génesis 28:18-22. Também parece que a presença
(literalmente “face”) de JEOVÁ em Êxodos 33:14-15 é outro titulo para o Anjo de
Êxodo 23:20-23, pois ambos desenvolvem o mesmo trabalho de liderar Israel para
a terra prometida (cf
Deuteronómio 4:37). Mais evidências deste facto vêm da expressão “Anjo da Sua
Presença” (lit. “face”). Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes e
sugere que o profeta inspirado equacionou a “face de JEOVÁ” com “o Anjo em quem
está o nome do Senhor (Êxodo 23:21).
IV
A escritura
declara que nenhum homem viu ou pode ver Deus (Êxodo 33:20, João 1:18; 5:37; I
Timóteo 6:16; I John 4:12,20), excepto, é claro, Jesus (João 6:46). Porém,
temos muitas aparições de Deus no Velho Testamento, conforme já referimos e a
declaração expressa de Jesus de que aquele que o viu também viu o Pai (João
1:18; 12:45; 14:9). João 12:38-41 expressamente identifica Deus
com Jesus em Isaías 6:1. A única conclusão lógica que pode ser retirada de tudo
isto é que Jesus, na sua forma pré-encarnada como a Palavra = Logos, também
desenvolveu o trabalho de revelar Deus ao Homem no tempo do Velho Testamento. O
Logos manifestou-se a si próprio na forma do Anjo, algumas vezes como figura
humana, algumas vezes na natureza (Êxodo 13:21; 20:18-22), e algumas
vezes de forma não identificada (e.g., Génesis 17:1,22; 35:9). Porque o Logos é
ao mesmo tempo com Deus e é Deus (João 1:1), também pode ser verdade,
simultaneamente, que o Homem no Velho Testamento viu Deus e que nenhum homem
viu Deus em qualquer altura. Outros aspectos a realçar é que parece que apenas
Moisés, de todos os profetas, viu o Pai, embora não literalmente face a face
(Êxodo 33:18-23; 34:5-7,29; Números 12:6-8; Deuteronomyio34:10); e no tempo que
está para vir nós veremos Deus como Ele é (Job 19:25-27; Salmos 11:7; 17:15;
Mateus 5:8; I John 3:2; Apocalipse 22:4).
Estudo Especial de Daniel
1. O Anjo/Palavra é manifestado
como:
1. Um como o filho dos deuses = O
Seu anjo - 3:25,28; 6:22.
2. O Príncipe Celestial -
8:11,25; cf Josué 5:14.
3. Um Santo falando - 8:13-14; cf
12:6-7.
4. Com a aparência de um homem =
um homem vestido com linho - 8:15-16; 10:5-9,16-19; 12:6-7; cf Ezequiel
9-10.
5. O grande Senhor de Daniel -
10:17 (ver C. 4 abaixo).
6. O Messias -
a) Um como o filho do Homem
7:13-14.
b) Príncipe (nagid) / Ungido
9:24-25.
2. Miguel é manifestado como:
1. Parte do fiel Anfitrião
Celestial - 8:10-12.
2. Um dos Príncipes Principais
(sar) - 10:13.
3. O Príncipe de Israel (sar) -
10:21; 12:1; cf Judas 9 & Apocalipse 12:7.
3. Gabriel é manifestado como:
1. Parte do Fiel Anfitrião
Celestial - 8:10-12.
2. Um santo que questionou o Anjo
- 8:13-14; cf 12:6-7.
3. O Anjo de Interpretação -
7:16; 8:16-19; 9:21-22; 10:10-15,20-11:1; 12:8-9.
Ele entregou as revelações em 7:17-27;
8:19-26; 9:22-27; 11:2-12:4; 12:9-13.
4. Senhor menor de Daniel -
10:16b-17,19b; 12:8.
5. Um dos anjos pelo rio -
12:5-6.
4. Nota sobre batalha espiritual:
O Príncipe de Israel, Miguel, teve em batalha
como Príncipe da Pérsia no primeiro ano de Dário, o Medo (11.1). Gabriel foi
enviado para “confirmar e fortalecer Miguel (11.1) em resposta à oração de
Daniel (cf. Capítulo 9, especialmente v. 23). O seu apoio, pela análise de 9.1.
e 9.20-23 pareceu, primeiramente, destinado a ajudar Daniel a ter entendimento
sobre a visão, que neste caso envolveu a entrega da profecia messiânica à
humanidade.
Parece que
Gabriel ficou sozinho a batalhar os Reis da Pérsia (10:13,21). Daniel orou por
ajuda para perceber outra (10:1-3,12), mas o Príncipe da Pérsia
está a evitar que Gabriel chegasse através de Daniel (10:12-13). Deste modo,
Miguel veio para a ajuda de Gabriel (10:13), libertando-o de modo que ele
pudesse dar a Daniel entendimento do que iria acontecer ao seu povo nos últimos
dias (10:14).
Dois pontos de interesse. Primeiro, o que
acontece na terra (oração) move forças celestiais na batalha contra os
principados e poderes, e eles, em volta, ministram aos homens (no livro de
Daniel primeiramente através de dando entendimento sobre eventos futuros ao
povo de Deus e o seu Messias). Em segundo lugar, Gabriel, que é um dos
principais guerreiros de Deus contra as forças demoníacas, também tem
conhecimento do poder futuro deles e da sua final destruição. Isto deve ter
sido de grande consolação para ele à medida que se preparava para uma batalha
futura contra os inimigos de Deus.
Estudo Especial em Ezequiel
1. O Anjo/Palavra
1. Visões de Deus - 1:1; cf 8:3;
11:24; 40:2.
2. Glória de Jeová - 3:23; 8:4;
9:3; 10:4, 18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4.
3. Uma semelhança como um homem -
1:25-2:4; 8:1-4; 10:20.
4. O Messias (?) Príncipe (nasi)
- 44:2-3, etc. (17 vezes em Ezequiel 44-48); cf 34:24 & 37:25.
Repara que, a Glória de Jeová e o
ser que parece como um homem, estão de facto na mesma figura. Compara 10:20 com
1:26-28.
2. Duas Figuras Importantes
1. O homem em Linho Branco -
9:2-4,6,11; 10:2-3,6-7.
2. O homem cuja aparência era
como bronze, o qual guia Ezequiel na volta ao Templo 40:3-4; 42:6; 44:1,4;
46:19-47:12.
3. Anjos
1. Os quatro seres viventes =
Querubim 1:5-25; 10:1-22.
2. Os seis anjos destruidores -
9:1-7.
O Anjo no Novo Testamento
Não há
menção do Anjo do Senhor nos Evangelhos ou nas Epístolas e apenas uma
referencia história em Actos (7:38). É necessário perguntar porque razão uma
figura tão destacada no Velho Testamento desaparece subitamente no Novo. A
resposta é clara, não desapareceu. Apenas assumiu uma diferente forma. Na Nova Aliança
o Anjo do Senhor incarnou como Jesus, o Messias. Todos os atributos e trabalho
antes descritos como sendo do Anjo são agora encontrados em Cristo. Através de
ambos Deus desenvolve as suas tarefas de redenção, julgamento e
revelação. E não são
ambas as pessoas justamente descritas na expressão do escritor de Hebreus:
“" o brilho da Sua Glória e a própria imagem da Sua substância.
No entanto,
o Anjo/Logos reaparece no último livro do Novo Testamento e aqui revela-se em
toda a sua glória (Apocalipse 1:10-4:1; 14:14-16(?); 19:11-21; 22:7,12-20). João
equaciona-o, claramente, com as figuras em Ezequiel e Daniel que tinham a
aparência de um homem. Mais à frente é designado como a Palavra de Deus
(19:13), o Filho de Deus (2:18), e como aquele que estava morto e que
vive para sempre. Se fosse necessária qualquer outra prova que o Anjo do Senhor
é o Logos na sua forma pré incarnada, isto seria suficiente. A descrição de
João de “um como o filho do homem” também esclarece que o Anjo é uma pessoa
divina – pois ele, como o Pai (1:8), é o Alfa e o Ómega, o Principio e o Fim
(22:13).
FONTE
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